Economia

Buaiz Alimentos firma parceria com instituto que atua em mais de 50 países

Fundado nos EUA, na década de 80, o instituto Great Place To Work realiza consultorias para certificações de empresas em diversos aspectos internos de organizações

Foto: Camila Baptistin
Diretora-geral da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, entre o gerente de projetos da GPTW, Matheus Agrícola, e a diretora do instituto, Haline Aquino

Em mais uma ação de comemoração dos 78 anos de sucesso, a Buaiz Alimentos passou a investir, ainda mais, na valorização e reconhecimento de seus colaboradores. Desta vez, com um novo projeto em consultoria de gestão de pessoas.  

A Buaiz Alimentos, que conta com cerca de 400 funcionários diretos, oficializou nesta terça-feira (29), uma parceria com o Instituto Great Place to Work (GPTW), entidade global que desenvolve programas de consultoria e certificação para companhias que buscam excelência no ambiente de trabalho.

A diretora-geral da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, explicou que o trabalho será realizado em todos os níveis da empresa. “Estamos fechando essa parceria para que os colaboradores, em todos os níveis da empresa, recebam esse treinamento. Vamos começar o planejamento hoje, para que o trabalho seja feito ao final deste ano e ao longo de 2020.  O projeto será finalizado com uma pesquisa de clima, para saber a opinião  desses colaboradores e quais melhorias podem ser feitas daqui pra frente”.

Haline Aquino, diretora da GPTW, explicou as fases do trabalho que será realizado na Buaiz Alimentos. “Hoje nós atuamos em mais de 50 países e em cada um deles temos cerca de 10 mil empresas que fazem a pesquisa conosco. Todas as empresas seguem a mesma metodologia, que será aplicada aqui na Buaiz Alimentos. “Já estamos aqui para iniciar o planejamento”. Segundo Haline, a fase inicial consiste na aplicação da pesquisa para obter um diagnóstico.

O Instituto, então, faz uma análise do resultado a ser  apresentado à organização. É este resultado que direciona os próximos passos do trabalho, que consiste em capacitar lideranças, analisar as práticas de gestão de pessoas e traçar um plano de ação em conjunto com as lideranças.

Sobre a importância do investimento em pessoal, Haline pondera que os resultados podem ser vistos tanto no reconhecimento da empresa, como no retorno financeiro para o investidor. “Temos vários estudos que mostram, por exemplo, o aumento da satisfação dos clientes e a diminuição de turn over, ou seja, as pessoas querem continuar nessas organizações. E quando a gente fala de retorno financeiro, temos estudos que revelam que o investidor tem cerca de quatro vezes o capital investido somente quando ele aposta em empresas que têm melhor gestão de pessoas”, finalizou.

Great Place to Work

Fundado nos EUA, na década de 80, o Great Place To Work realiza consultorias para certificações de empresas em diversos aspectos internos, como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores. Com a chancela da entidade, as companhias obtêm a credibilidade do selo GPTW, e consequentemente, tornam-se mais atrativas para os profissionais. 

Buaiz Alimentos 

Fundada em 1941, a Buaiz Alimentos é composta por três unidades: o Moinho Vitória, a Fábrica de Mistura para Bolo Regina e a Fábrica de Café Numero Um.

Em 2017, a empresa iniciou um processo de expansão para aumentar em até 35% a capacidade de produção de trigo, além de promover modernização em logística e nos processos de fabricação da farinha de trigo e mistura para bolo Regina.

Atualmente, o Moinho Vitória tem capacidade de moagem de trigo em grão de mais de 120 mil toneladas por ano. Já a Fábrica de Mistura para Bolo Regina, considerada a mais moderna da América Latina, conta com equipamentos em inox totalmente automatizados e com tecnologia de ponta, o que faz com que o estabelecimento industrial tenha o que há de melhor no seu segmento.

A Fábrica Café Numero Um , inaugurada em 2009, é umas das mais modernas e bem equipadas indústrias de torrefação e moagem de café do Brasil. Com o uso racional dos equipamentos verticais da sua indústria de café – silos, elevadores, torrador, moinhos e máquinas de empacotamento – empresa preza pelo emprego consciente de seu maquinário.