Rico em múltiplas possibilidades de negócios, o Espírito Santo se destaca pelo potencial de crescimento econômico. Próximo aos maiores centros industriais e de consumo do Brasil, o Estado possui grandes indústrias, uma posição geoeconômica estratégica e é referência quando se fala em logística, sustentabilidade, competitividade e inovação.
São diversas as oportunidades de investimento que serão discutidas durante o evento Buy ES, que será realizado neste sábado (11) no Cerimonial Itamaraty, em Pedra Azul, Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo.
Promovido pela Apex Partners, em parceria com a Rede Vitória e o Folha Business, o encontro, exclusivo para empresários, lideranças e investidores, terá como tema central “O Futuro que queremos construir”.
O evento deve contar com a participação de 150 empresários, representantes dos segmentos mais relevantes da economia capixaba.
Nos últimos dois anos, o Buy ES foi a São Paulo defender a realização de investimentos do Espírito Santo para os principais fundos nacionais, e teve anúncios de novos negócios de mais de R$ 10 bilhões.
Nesta edição especial, lideranças do setor público e privado e intelectuais capixabas vão desenvolver um manifesto aberto para defender a tese de investimentos no Espírito Santo, que será levada para novas edições em São Paulo e em Nova Iorque.
O documento será assinado pelo setor produtivo, governo do Estado, organizações públicas e sociedade civil.
“Vamos desenvolver um manifesto para investidores e empreendedores que prezam pelo desenvolvimento do Espírito Santo. A partir do diálogo com os diferentes segmentos da economia capixaba, como agronegócio, indústria, serviços e logística, vamos colocar uma lupa nas potencialidades para investimentos no Estado. Com isso, queremos contribuir para a atração de novos negócios que tragam prosperidade para o Espírito Santo e melhorar o ambiente já posto, atuando nos principais gargalos e oportunidades”, afirma Pedro Chieppe, vice-presidente da Apex Partners e presidente do Ibef-ES.
O manifesto será desenvolvido em torno de três eixos fundamentais para a atração de investimentos do Espírito Santo: inovabilidade (combinação de inovação e sustentabilidade), capital humano e complexidade da economia.
Para discutir esses temas e trazer casos práticos, o evento terá um palestrante em torno de cada eixo. Rodrigo Brito, da Suzano, explicará o case de inovabilidade da Suzano, que está realizando investimentos para neutralizar sua emissão de gases do efeito estufa nas próximas décadas.
Renan Chieppe, vice-presidente da Divisão de Passageiros do Grupo Águia Branca, vai detalhar os planos de investimento do grupo e falar sobre a complexidade da economia.
Já Paulo Wanick, diretor de Finanças da ArcelorMittal, vai detalhar o plano de desenvolvimento de capital humano da siderúrgica.
O evento também vai contar com a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador, Ricardo Ferraço.
O vice-presidente da Rede Vitória, Americo Buaiz Neto, destacou que eventos promovidos pelo Folha Business, como o Buy ES — além da coluna Mundo Business, do jornal online Folha Vitória, e do programa Mundo Business, da TV Vitória/Record — têm se tornado essenciais para promover a discussão de temas relevantes para a economia do Espírito Santo e, ao mesmo tempo, auxiliar na tomada de decisão do empresariado.
“O movimento Folha Business nasceu com o intuito de conversar com esse público empresarial e ligado ao empreendedorismo. E tem sido uma ferramenta muito importante de fornecimento de dados, para auxiliar na tomada de decisão. Procuramos sempre reunir pessoas sérias e capacitadas para tratar de pautas importantes voltadas para o Mundo Business. Nesse evento, nossa ideia é, mais uma vez, iniciar uma nova era no mercado empresarial capixaba”.
Nas edições futuras no Brasil e no exterior, o manifesto Buy ES será destinado a investidores institucionais nacionais e internacionais que queiram investir no Espírito Santo, empresas brasileiras que querem trazer sua sede para o Estado e empresas capixabas que querem capturar as principais oportunidades que o estado oferece.
O evento também contará com a participação da Futura, empresa de pesquisa com mais de 30 anos de atuação em todo o Brasil, que apresentará dados do setor de investimento, com o objetivo de disponibilizar inteligência de mercado por meio de informações relevantes.