Economia

BuyES reúne empresários capixabas e promove manifesto para atrair investimentos

A terceira edição do encontro contou com a presença de lideranças dos principais segmentos da economia capixaba e ocorreu em Pedra Azul

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

A edição do BuyES Pedra Azul aconteceu nesse sábado (11), no Cerimonial Itamaraty, em Domingos Martins, na Região Serrana do Estado. O tema central do encontro foi “O Futuro que queremos construir”.

Cerca de 150 empresários dos principais segmentos da economia capixaba participaram da reunião. 

Entre os presentes estavam Bruno Tomasi, diretor operacional do Laboratório Tomasi, Paulo Wanick, Diretor de Finanças da ArcelorMittal e o vice-governador Ricardo Ferraço.

O encontro foi uma parceria entre a Apex Partners, a Rede Vitória e o Folha Business. O Diretor Executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni falou sobre a importância do fórum.

“Entendemos que o Espírito Santo é uma terra de oportunidades. Um estado escondido, mas que tem muita coisa pra mostrar. E o Buy ES é isso. Mostramos nossas potencialidades, nossas riquezas pro Brasil. Promover isso, primeiramente, dentro de casa, do estado e no segundo momento levar pra São Paulo é um papel importante pros capixabas”, explicou.

PIB capixaba de R$ 185,7 bilhões

Em 2022, o PIB capixaba foi de R$ 185,7 bilhões.  cujo percentual de crescimento foi maior que o nacional. No estado, os setores que mais impactaram foram o de serviços, responsável por 52,9%. Indústria, que movimentou 27,4%. O comércio, responsável por 15,2% e a agropecuária, por 4,5%.

A geolocalização favorável, contribui para o desenvolvimento do Espírito Santo. Isso porque 60% do PIB nacional está a um raio de 1.200 km da capital. Fator que atrai investidores e grandes indústrias.

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

A missão do encontro foi promover um debate sobre as possibilidades para o futuro do setor empresarial. Além disso, um manifesto foi desenvolvido a partir de ideias levantadas pelos líderes. Esse manifesto será apresentado nas próximas edições do Buy ES em São Paulo e em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“A ideia é levar o manifesto, com os principais projetos pro Buy ES em São Paulo pra gente conectar o Espírito Santo com investidores nacionais. E posteriormente, pro Buy ES em Nova Iorque para conectar com investidores globais”, explicou o Vice-Presidente da Apex Partners, Pedro Chieppe.

O manifesto foi desenvolvido a partir de três eixos fundamentais: 

– Inovabilidade, ou seja, a combinação entre inovação e sustentabilidade;
– Complexidade da Economia;
– Capital Humano. 

Inclusive, três palestras com apresentação de casos práticos foram realizadas sobre cada temática.

Rodrigo Brito, da Suzano explicou o case da inovabilidade da empresa, que realiza investimentos para neutralizar a emissão de gases do efeito estufa nas próximas décadas. 

Renan Chieppe, Vice-Presidente da divisão de passageiros do Grupo Águia Branca detalhou os planos de investimento da instituição e abordou o tema complexidade da economia.

Já Paulo Wanick, diretor de finanças da ArcelorMittal abordou o plano de desenvolvimento de capital humano da siderúrgica.

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

“O capital humano é o que de fato move as organizações. São as pessoas que fazem as organizações acontecerem, a indústria acontecer, o comércio acontecer, o agronegócio, os serviços. O que está por trás de todo o contexto, o modelo, a economia, são as pessoas que fazem a diferença. A questão é, como a gente consegue diferenciar e dar mais produtividade pro capital humano para que as organizações possam crescer e desenvolver com mais qualidade?”, explicou Wanick.

O vice-governador contou que o estado possui desafios, mas ressaltou que é o Brasil que tem dado certo. 

Com bons índices e oportunidades. Ferraço reforçou também a importância do evento para fortalecer a comunicação entre os setores público e privado.

“É importante que a sociedade possa estar mobilizada, apontando, sugerindo, criticando. Porque quem governa precisa que a sociedade contribua. Esse encontro reúne empreendedores e gera oportunidades. Entender as dores dos empresários para transformar em resultado e em políticas públicas, para o estado crescer, se desenvolver e gerar oportuno para os capixabas.”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Buy ES: evento em Pedra Azul apresenta oportunidades de investimentos no Estado

*Reportagem de Gabriela Valdetaro