O município de Cachoeiro de Itapemirim aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, que tem como finalidade a transformação local por meio da introdução de políticas de desenvolvimento nos eixos de liderança, desburocratização e educação empreendedora. O projeto foi apresentado por representantes do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), ao prefeito Victor Coelho e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.
Com o programa, Cachoeiro incentiva o empreendedorismo, acelera o processo de transformação econômica com o apoio da gestão pública e ainda, gera emprego e renda. No encontro, foi definida a forma de atuação para início do projeto. O programa atua em 12 estados.
Em Cachoeiro, as políticas de desenvolvimento serão trabalhadas em vários módulos. Desde o trabalho educacional com os jovens da rede municipal de ensino, com o programa Jovens Empreendedores até ações internas na prefeitura, que incluirão oito secretarias, compras governamentais, ampliação dos serviços da Sala do Empreendedor, entre outras.
A analista do Sebrae, Karla Fernanda Cardoso, informou que os municípios selecionados recebem um comitê gestor e agentes de desenvolvimento que trabalham com a prefeitura e os pequenos negócios a fim de potencializar o empreendedorismo na região. “O Sebrae auxilia na criação de um ambiente favorável para o empreendedor desenvolver as atividades, desburocratização e dentro da aplicação da Lei Geral junto aos municípios, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecimento às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, auxiliar em sua implementação”, explicou.
No próximo dia 27, em Vitória, Victor assinará a ordem de serviço que autoriza o início das atividades. “Com a adesão ao programa, além da desburocratização da máquina pública, criamos novas oportunidades para geração de emprego e renda. Com os pacotes de soluções apresentados, o Sebrae também nos auxiliará na transformação e aprimoramento do ambiente de negócios em nossa cidade, no fortalecimento das pequenas e microempresas e, assim, estimularemos sua formalização”, frisa o prefeito.