Economia

Cade aprova compra da operadora GVT pela Telefônica

A Telefônica Brasil está, a partir de agora, totalmente autorizada a iniciar o processo de integração de Vivo e GVT, reforçando sua posição e liderança no mercado brasileiro

A autorização do cade foi anunciada nesta quarta-feira. Foto: R7

A Telefónica recebeu a aprovação do Cade para adquirir a GVT (Global Village Telecom) da Vivendi. O sinal verde do CADE segue-se à autorização dada em dezembro de 2014 pela Anatel, agência reguladora brasileira, para a concretização do negócio entre Telefónica e Vivendi e para a troca de ações proposta na transação.

A Telefônica Brasil está, a partir de agora, totalmente autorizada a iniciar o processo de integração de Vivo e GVT, reforçando sua posição e liderança no mercado brasileiro. Para isso, a Telefônica proporá ao Conselho de Administração da Telefônica Brasil a indicação de Amos Genish, atual CEO da GVT, como novo Presidente e CEO da Telefônica Brasil. 

A previsão é que o executivo ocupe a posição após o fechamento da operação, que deverá ocorrer no primeiro semestre deste ano, desde que respeitados os acordos celebrados com a Vivendi. Desde já, Genish liderará o processo de integração e a definição de uma estratégia de futuro totalmente orientada ao cliente.
 
O executivo Antônio Carlos Valente, atual presidente da Telefônica Brasil, assumirá o cargo de Presidente do Conselho de Administração da companhia, uma posição não executiva extremamente relevante em um mercado-chave como é o Brasil. No futuro próximo, Valente também assumirá novas responsabilidades como representante do Grupo Telefónica na América Latina.
 
Paulo César Teixeira, atual CEO da Vivo, decidiu se dedicar a outros projetos profissionais, fora do Grupo Telefónica. Nos últimos anos, Teixeira teve um papel fundamental ao posicionar a Vivo como uma das operadoras líderes no mercado brasileiro.
 
Fundador e líder da GVT ao longo dos últimos 15 anos, Amos Genish fez da empresa uma organização ágil, focada no cliente e com uma cultura organizacional baseada em alta performance. À frente da nova Telefônica Brasil, Genish terá o desafio de unir o que há de melhor em Vivo e GVT, o que levará a níveis ainda maiores de excelência e performance  e de engajamento dos funcionários.
 
 
Com a aquisição da GVT, o Grupo Telefónica reafirma sua confiança no Brasil e no potencial de seu mercado de telecomunicações, um setor vital para o crescimento e a competitividade do país. Além disso, a integração da GVT faz do Grupo Telefónica a telco digital líder no mercado brasileiro. Com mais de 100 milhões de acessos, a nova Telefônica Brasil será a número 1 do mercado em quantidade de clientes e receitas.