Economia

Cade aprova venda de ativos de transmissão da Eletrobras para Apaete

Ao Cade, a empresa compradora justificou que a operação lhe permite desenvolver e investir em infraestrutura no setor de energia

Foto: Divulgação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição, pela Apaete Participações em Transmissão (Apaete), de participação societária de 49% do capital social da Amazônia Eletronorte Transmissora de Energia (Aete), detida pela Eletrobras. A decisão consta de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A Aete é uma concessionária que explora o sistema de transmissão de energia elétrica LT 230 kV Coxipó-Cuiabá-Rondonópolis, em Mato Grosso.

A Apaete é uma sociedade de propósito específico que tem como acionistas a Alupar Investimento (25,5%) e o fundo de investimento Apollo 16 (74,5%).

Ao Cade, a empresa compradora justificou que a operação lhe permite desenvolver e investir em infraestrutura no setor de energia.

Já a Eletrobras disse que o negócio representa oportunidade de reduzir a alavancagem financeira e o endividamento das empresas do grupo.