A Caixa Econômica Federal começou a receber, nesta quinta-feira (27), os documentos para a liberação do dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos moradores de Cariacica que tiveram prejuízos com as chuvas de novembro do ano passado. A solicitação pode ser feita nas agências do banco ou pela internet.
A Caixa estima que cerca de 500 trabalhadores do município devem ser beneficiados. Eles poderão sacar até R$ 6.220,00 de cada conta do FGTS. A solicitação do saque pode ser feita até o dia 23 de março.
“A documentação que elas precisam apresentar é a sua documentação de identidade e um comprovante de residência, que comprove que ela está em uma das áreas afetadas pela chuva e que constam no decreto de calamidade, publicado pela prefeitura e homologado pelo ministério”, explicou o superintendente estadual da Caixa no Espírito Santo, Dênis Matias.
“Se ela procurar uma de nossas agências — e nós estamos sugerindo que procure as nossas agências do município de Cariacica — a gente pede que, além do documento de identificação, e comprovante de residência, que leve também a sua carteira de trabalho”, completou o superintendente.
Quem não puder ir até uma agência da Caixa poderá fazer a solicitação por meio da internet. Basta acessar o aplicativo do FGTS, disponível para os sistemas Android e IOS, e fazer o upload desses mesmos documentos.
“Ela vai digitalizar esses dois documentos, a sua identidade e o seu comprovante de residência, e vai ser contemplada com a liberação do valor na sua conta corrente ou na sua conta poupança”, ressaltou Matias.
No caso de solicitações feitas online, a quantia liberada será transferida para a conta cadastrada pelo trabalhador no aplicativo, seja ele correntista da Caixa ou não. O dinheiro deve cair cinco dias após a solicitação. O prazo é o mesmo para quem preferir fazer a solicitação nas agências.
Saque
A Caixa Econômica Federal destaca que só têm direito ao FGTS os trabalhadores cujas residências estão no levantamento de imóveis danificados, feito pela Defesa Civil municipal.
Além disso, aqueles que sacaram o FGTS menos de 12 meses atrás por causa de desastres naturais não vão poder sacar de novo. É o caso de trabalhadores de Cariacica que foram prejudicados pelas fortes chuvas de maio de 2019.
“Mas se ele fez o saque por qualquer outro motivo, para comprar sua casa própria, fez agora o saque imediato de R$ 500, ele pode sacar de novo por conta desse motivo de saque, que é o saque pela calamidade que sofreu o município de Cariacica”, ponderou o superintendente.
Municípios do sul do estado
Quanto aos municípios do sul do Espírito Santo atingidos pelas chuvas de janeiro deste ano, Dênis Matias informou que a Caixa já está recebendo a documentação desses municípios para que os moradores afetados também consigam realizar o saque do FGTS.
“Essa documentação está sendo homologada pelo ministério e, assim que a documentação estiver completa, iniciaremos o pagamento. A gente acredita que, nos próximos dias, a gente começa com um novo calendário em mais um município que foi afetado, para que as famílias também tenham acesso ao seu FGTS”, afirmou o superintendente.
“O primeiro que chegar homologado a gente já inicia a equipe, fazendo esse pagamento. A gente já está preparado para iniciar o pagamento assim que a documentação completa chegar e estiver cadastrado no FGTS”, completou.
Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV