A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) divulgou, nesta sexta-feira (15), o resultado da economia de água realizada pelos capixabas durante os três primeiros meses do ano. De janeiro a março, o consumo nos 52 municípios atendidos pela Cesan foi reduzido em 2,7 bilhões de litros em comparação ao gasto no mesmo período de 2014.
A quantidade poupada poderia suprir o consumo da população de uma cidade com mais de 93 mil habitantes – como Aracruz, no Norte do ES – durante um ano. A redução se deve, principalmente, à mudança de hábitos dos capixabas quanto ao consumo de água.
Pequenos cuidados como trocar as borrachas das bacias de descarga e fechar as torneiras durante o banho, o uso da pia do banheiro e na lavagem de louça podem fazer uma grande diferença no gasto e na conta de água.
No entanto, a crise hídrica capixaba ainda não foi superada. Mesmo com a economia, aliada às chuvas dessa semana, o volume dos rios ainda está baixo. O rio Jucu, que abastece grande parte da Grande Vitória, está com vazão de 9,7 mil litros por segundo, quando o normal são 45 mil litros por segundo.