Economia

Capixabas podem renegociar dívidas em atraso com a Escelsa durante mutirão no Estado

Com a facilidade adotada pela EDP, os consumidores residenciais, rurais, comerciais e industriais terão uma negociação personalizada com condições especiais de pagamento

As contas de energia em atraso poderão ser renegociadas Foto: Agência Brasil

Os capixabas que estão com as contas de energia em atraso terão a oportunidade de renegociar as dívidas durante um mutirão que começa nesta segunda-feira (12) e segue até o próximo dia 30. 

Para comemorar o dia do cliente, no dia 15 de setembro, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, promove mais uma oportunidade de regularização de débitos em sua área de concessão. A ação, realizada nos 70 municípios atendidos pela concessionária, terá um canal telefônico exclusivo para negociação. 

Para que o atendimento seja feito de forma rápida e simples, a distribuidora orienta que o contato seja feito pelo titular da conta de luz, e que o mesmo tenha em mãos o número de instalação, seus dados pessoais (RG, CPF ou CNH) e, comprovante de endereço e uma fatura com o número da instalação e principalmente, ter em mente o valor máximo da parcela que poderá pagar por mês. 

“Com um call center dedicado aos clientes residenciais, ampliamos para nossos clientes as possibilidades via contato telefônico, facilitando a efetuação dos acordos e auxiliando àqueles com dificuldades de deslocamento até uma de nossas lojas”, afirma Vilmar Abreu, gestor executivo da EDP. 

O atendimento telefônico é gratuito e estará disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 16h30, pelo 0800 721 0708. A ação é válida somente no período do feirão de negociação de débitos. Nas agências, os acordos poderão ser realizados no horário normal de expediente. “Vale ressaltar que a negociação é válida apenas para débitos em aberto e que as parcelas serão somadas às faturas referentes aos meses subsequentes”. 

Durante o feirão, os clientes contarão com facilidades especiais no pagamento dos débitos, com negociação personalizada, redução de juros e prazo ampliado para o parcelamento dos valores em aberto, evitando assim uma possível suspensão do fornecimento e restrição ao crédito.

Tarifa Social

Os clientes que estiverem com o cadastro único para programas sociais do governo federal (cadúnico) atualizado poderão solicitar o benefício da tarifa social de energia elétrica, que prevê descontos de até 65%, dependendo do consumo mensal da residência e da renda familiar. 

Para realizar o cadastro, os clientes precisam ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS) – obtido nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com validade; documento com foto; CPF; comprovante de residência e uma conta de luz com o número da instalação. 

Conta de Luz por e-mail

Para minimizar o impacto da emissão de papel das faturas de energia, a EDP, estimula o cadastro da conta de luz por e-mail. O cadastro pode ser realizado durante o atendimento do feirão ou a qualquer momento pela agência virtual. Podem ser informados até dois e-mails para receber a conta, que todos os meses é enviada com sete dias de antecedência do vencimento.