![](http://midias.folhavitoria.com.br/files/2015/12/739895184-cariacica.jpg)
De um lado, uma área empresarial, com lotes que receberão negócios de pequeno e médio porte. De outro, uma zona residencial e comercial. Em ambos os casos, terrenos com completa infraestrutura, regularizados e licenciados. Um novo bairro, totalmente planejado, surge em Cariacica, a partir do investimento de R$ 90 milhões da VTO Polos Empresariais em parceria com a CBL Desenvolvimento Urbano.
O novo bairro, atualmente em fase de registro, ficará em frente à Rodovia Leste-Oeste, próximo a Campo Grande e ao Shopping Moxuara. Dividindo as áreas residenciais e empresariais estará o Hospital Estadual Geral Leste-Oeste. O pré-lançamento, com início da comercialização, deverá ocorrer em breve.
A região do bairro voltada a negócios terá 124 lotes, enquanto a residencial será composta de 197 terrenos destinados a construção de casas, 12 para a construção de prédios e ainda 11 para atividades comerciais.
Os lotes empresariais terão área de 520 a 3 mil metros quadrados; os comerciais partirão de 500 e chegarão a 3 mil metros quadrados; aqueles para residência horizontal terão área entre 250 e 600 metros quadrados e os destinados a edifícios terão entre 2 mil e 3 mil metros quadrados.
O bairro será entregue com obras totalmente concluídas de pavimentação, drenagem, rede de água e esgoto, rede elétrica e iluminação pública. A pavimentação será asfáltica em toda a extensão do loteamento, que contará com ciclovia e via principal dupla com 26 metros de largura.
O diretor da VTO, Alexandre Schubert, destaca que a planta foi pensada de forma a garantir não apenas facilidade e praticidade para instalação dos negócios na área empresarial, mas tranqüilidade e qualidade de vida diferenciada na região residencial.
Espaços diferenciados para empresas
Schubert recorda que o objetivo dos loteamentos empresariais é permitir que os negócios ocupem espaços urbanos apropriados a suas atividades.
“Os terrenos serão entregues completamente regularizados, apresentando escrituras e licenciamento ambiental. Isso agiliza o trabalho do empresário quanto a questões burocráticas para se esteja em conformidade com as exigências legais, o que é importante, por exemplo, para financiamentos.”
Cabe lembrar que os benefícios desses loteamentos não estão apenas nas facilidades de instalação. Em muitas situações, pode haver também vantagens financeiras. Schubert destaca que muitas empresas ocupam espaços de alto valor comercial nas regiões mais centrais dos municípios e a mudança para um polo empresarial representa possibilidade de geração de capital de giro.
“Indo para um polo com todo contexto resolvido, o proprietário do negócio pode trocar um terreno de alto valor comercial por um de valor adequado ao uso empresarial, possibilitando oportunidade de fazer um caixa considerável nessa troca”, enfatiza.