O desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória deste ano pode movimentar mais de R$ 40 milhões e gerar até 6 mil empregos. A festa impacta diversos setores, como hotelaria e gastronomia, e também profissionais independentes, como motoristas por aplicativos e ambulantes.
De acordo com a Prefeitura de Vitória, são mais de 35 mil pessoas que aproveitam a data na cidade e, em 2025, espera-se que até 5 mil turistas prestigiem o desfile no Sambão do Povo.
Este fluxo de pessoas faz com que os hotéis da Capital atinjam até 90% de ocupação.
LEIA TAMBÉM:
> Patrick Ribeiro: “Lideranças do setor de eventos precisam se unir”
> Implicações jurídicas da missão, visão e valores nas empresas
> Orlando Caliman: distopias de Trump e a economia capixaba em 2025
Para incentivar os atores do carnaval capixaba, a prefeitura informou que realizou um repasse de verbas para a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Liesge) na última quinta-feira (9). O recurso pode ser utilizado para remunerar jurados, incentivar agremiações e premiar escolas.
De acordo com o presidente da Liesge, Edson Neto, o repasse financeiro é importante para promover o desenvolvimento do evento, que pode custar até R$ 1 milhão para cada escola.
“O Carnaval de Vitória não é um custo, mas um investimento com grande retorno para a cidade, movimentando a economia local e gerando empregos”, afirmou.
Em 2025, os desfiles ocorrem nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Sambão do Povo.