Economia

Cartão de crédito é o principal vilão das dívidas em Vitória

A recomendação de especialistas é de que o comprometimento da renda com prestações de lojas e bancos não ultrapasse 30% da renda familiar

O estudo é referente ao mês de abril e o principal vilão foi o cartão de crédito Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), revelou que 82 mil famílias de Vitória declararam possuir dívidas. O estudo é referente ao mês de abril e o principal vilão foi o cartão de crédito, que corresponde a 29,4% dos endividados.

Ainda de acordo com a Fecomércio, a maior parte das famílias possui comprometimento entre 11% e 50% da renda com débitos de cheques pré-datados, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

A recomendação de especialistas é de que o comprometimento da renda com prestações de lojas e bancos não ultrapasse 30% da renda familiar, visto que outros gastos considerados essenciais como moradia, supermercado, transporte, contas de água, luz e telefone, educação e saúde ocupam metade do orçamento familiar. Os especialistas indicam ainda que as famílias façam uma reserva financeira para as eventuais emergências.

O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas é preocupante: 11,7%. Segundo a Federação, o número é maior em relação ao ano passado quando 6,6% das famílias não pagaram suas dívidas e sinaliza para o aumento na inadimplência para os próximos meses.