Os consumidores do Espírito Santo que estão inadimplentes poderão renegociar as suas dívidas sem sair de casa e com descontos de até 100% sobre juros e multas. Isso será possível durante o Feirão Online SPC, que vai ser realizado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, de 1º a 20 de dezembro.
Os interessados em regularizar as contas atrasadas deverão acessar o site, onde vão encontrar três ícones: um para negociar os débitos com o Banestes, outro para negociar com o AgoraCred e outro que irá direcionar o consumidor para as demais empresas participantes da ação.
Segundo o assessor de SPC da CDL Vitória, Geraldo Calenzani, cada empresa terá as suas próprias regras para negociar com os inadimplentes.
“O papel das CDLs é facilitar a negociação ao aproximar consumidor e credor. O fim do ano é um momento propício para quitar dívidas, pois muitos trabalhadores recebem o 13º salário. É importante a pessoa fazer um esforço para limpar o nome e consumir com responsabilidade para não reincidir nos atrasos”, orientou Calenzani.
O assessor destacou as vantagens de participar do feirão online. “A edição virtual do evento é uma grande oportunidade para o consumidor recuperar crédito no mercado de forma simples e rápida. Serão 20 dias de campanha, 24 horas por dia, sem limite de território e sem sair de casa”, afirmou.
Dados de inadimplência
Dados da CDL Vitória mostram que o volume de consumidores com contas em atraso registrou queda de 3,13% em outubro deste ano na comparação com o mesmo período de 2019. A maior parte das dívidas em aberto (47%) está ligada a instituições financeiras. Já o setor de comunicação responde por 19,50% do total, enquanto o comércio representa 13,91% e as contas de água e luz, 13,16%.
Ainda no último mês de outubro, havia 745,6 mil pessoas inadimplentes na base de dados do SPC no Espírito Santo, totalizando cerca de 2,2 milhões de registros.