O número de unidades residenciais e comerciais em construção nos municípios da Grande Vitória no ano passado apresentou uma queda de 6,42% em relação a 2013. É o que aponta o 27º Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES).
Segundo o Censo, no quarto trimestre de 2014 estavam em produção 27.375 unidades em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari. O levantamento anterior registrou 29.253 unidades.
Foram lançadas 1.006 unidades nos últimos três meses do ano passado, 774 residenciais e 232 comerciais. Dos lançamentos, 581 estão localizados em Vitória, único município que registrou variação positiva na comparação entre o número de inícios e fins de obras.
No entanto, a Capital capixaba continua atrás de Vila Velha e Serra em número de unidades em construção. O município canela-verde permanece sendo o maior canteiro de obras do Estado, com quase 50% das unidades em construção. São 13.624.
De outubro a dezembro de 2014, foram concluídas 2.457 unidades. O maior número delas está no município da Serra: foram 1.128. As vendas continuam equilibradas, já que 75% das unidades em construção já foram vendidas.
Na avaliação do diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, a tendência é que este ano seja marcado por um número grande de obras concluídas, já que o Censo mostra que 76% das 27.375 unidades em construção estão em fase de acabamento ou estrutura.