*Artigo escrito por Alessandro Coutinho Ramos, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão na UVV (Universidade de Vila Velha) e Líder do Comitê Qualificado de Conteúdo de Inovação e Tecnologia do IBEF-ES.
As conversas sobre inteligência artificial ganharam definitivamente os holofotes no Brasil e no mundo e, entre os temas mais debatidos atualmente, sem sombra de dúvidas está o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer).
A tecnologia, criada pela empresa Open AI, voltada ao processamento de linguagem natural, alcançou a impressionante marca de cerca de 100 milhões de usuários pelo mundo em apenas dois meses de existência, e desde então não para de crescer.
Fato é que, em tão curto tempo de existência, agora alcançando seu primeiro semestre de operação, o ChatGPT vem revolucionando os mais diversos segmentos da sociedade. Da educação à saúde, das artes à comunicação, e passando, claro, por setores como a indústria.
Uma das áreas que mais recebem investimentos em tecnologia, a indústria está sendo diretamente impactada pela inteligência artificial (IA) da Open AI, respondendo diretamente ao título deste artigo. Mas, afinal, como isso está acontecendo e quais são as vantagens para o segmento?
Inteligência artificial e ChatGPT na indústria
Cada vez mais digitalizada, a indústria certamente tem a ganhar com a inteligência artificial da OpenAI, com a otimização de processos e avanços na análise dos dados.
Para se ter ideia do impacto geral, de acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com até US$ 15,7 trilhões para a economia global em 2030.
Por ser uma tecnologia nova, ainda é preciso compreender com profundidade as aplicações na indústria 4.0. Mas já é possível prever como isso irá acontecer ou até mesmo já acontece em alguma escala.
Esses são os principais pontos a serem considerados:
Análise de dados: por sua capacidade de ser treinado e “ensinado” a analisar grandes volumes de dados, a tecnologia poderá extrair insights valiosos para a indústria, auxiliando nas estratégias de negócios e nas decisões.
Machine Learning: há grande potencial de utilização do ChatGPT na indústria como ferramenta de aprendizado de máquina. Dessa forma, é possível treinar modelos de inteligência artificial para fazerem tarefas específicas e personalizadas que atendam diferentes necessidades de cada indústria.
Automação: a automação é parte essencial da indústria, e se há algo em que o ChatGPT pode auxiliar, é na automatização dos processos. Dessa forma, processos operacionais podem ser 100% automatizados para que a empresa possa concentrar seus recursos em atividades mais estratégicas.
Relatórios: o ChatGPT pode gerar automaticamente relatórios e documentação, eliminando a necessidade de tarefas repetitivas e monótonas. Ele pode produzir textos em uma variedade de estilos e formatos, adaptando-se às necessidades específicas da indústria.
Inovação e brainstorming: o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para sessões de brainstorming, sugerindo novas ideias ou abordagens com base nos dados fornecidos.
É claro que esses são apenas alguns dos caminhos possíveis na indústria com o uso do ChatGPT.
Com o avanço da IA, certamente avançarão, também, a análise e criação de dados, de forma a contribuir com o segmento – e consequentemente, com o crescimento da economia nos próximos anos.