Economia

Cinco das oito atividades do varejo avançam em setembro ante agosto

Na passagem de agosto para setembro, os destaques de alta nas vendas do varejo restrito foram nos segmentos de Livros, jornais, revistas e artigos de papelaria

Foto: EBC

O comércio varejista manteve a tendência de crescimento disseminado em setembro. Cinco das oito atividades varejistas registraram avanços nas vendas em relação a agosto, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido cresceu 0,6% em setembro ante agosto.

Na passagem de agosto para setembro, os destaques de alta nas vendas do varejo restrito foram nos segmentos de Livros, jornais, revistas e artigos de papelaria (8,9%); Combustíveis e lubrificantes (3,1%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,1%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (1,1%) e Móveis e eletrodomésticos (1,0%).

Na contramão, pressionaram negativamente três setores: Tecidos, vestuário e calçados (-2,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%); e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0.4%). O último foi impactado pela pressão da inflação de alimentos, segundo Cristiano Santos, gerente da PMC.

No comércio varejista ampliado, que inclui os segmento de veículos e de material de construção, na passagem de agosto para setembro, o setor de Veículos, motos, partes e peças registrou crescimento de 5,2% enquanto em Material de construção, o aumento foi 2,6%, ambos, respectivamente, após avanços de 8,3% e 3,6% registrados no mês anterior, informou o IBGE.