Com a atividade do comércio capixaba suspensa, por conta do Novo Coronavírus, lojistas e empresários estão tendo que pensar novas alternativas para não perder faturamento e continuar atendendo seus clientes. Uma das opções é migrar para o sistema de entregas a domicílio.
De acordo com Mateus Machado, coordenador da Câmara de Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), o delivery é uma opção para aqueles que cumprem a quarentena para consumir sem precisar sair de casa.
“As lojas que contam com serviço de delivery e pedidos online têm saído à frente neste momento em que as pessoas estão isoladas em suas casas. É uma comodidade que virou necessidade”, explica Machado.
Mateus ainda destaca que para se adaptar ao momento, os serviços de entrega por aplicativo são grandes aliados, e precisam vir acompanhados de processos internos eficientes nos negócios.
“Além da utilização dos aplicativos, é fundamental preparar seu negócio para lidar com alto volume de pedidos por delivery. Nesta modalidade, a velocidade de preparo e a qualidade do produto entregue são pontos chave para a fidelização de clientes e recorrência nos pedidos”, enfatiza Machado.
Dados
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado (CDL), em um período de 15 dias, o comércio acumulou um prejuízo de R$ 570 milhões, e cerca de 15% dos 90 mil funcionários do setor foram demitidos.