Economia

Com expansão, Hospital Unimed Vitória reunirá todos os recursos próprios em um só lugar

Com expansão, Hospital Unimed Vitória reunirá todos os recursos próprios em um só lugar

Expansão, para criação de Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias), é o principal projeto da Unimed Vitória para seu hospital, que já realiza cerca de 20 mil atendimentos por mês. 

Há 20 anos, o Hospital Unimed Vitória é referência em saúde no Espírito Santo. Só no primeiro semestre de 2023, por exemplo, foram mais de 140 mil atendimentos realizados. Por mês, a média de atendimentos no HU chega a quase 20 mil. A meta é ampliar o número de pacientes atendidos a cada ano e oferecer uma qualidade assistencial cada vez maior, a partir de investimentos em inovação, tecnologia e humanização dos serviços.

O hospital atende atualmente diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, ortopedia, oncologia, neurologia, cardiologia, ginecologia, gastroenterologia e urologia.  Possui o selo de UTI Top Performer, de acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, e certificação de nível 3 (máximo) da Organização Nacional de Acreditação (ONA), além da certificação da norma ISO 9001/2000.

A expansão do Hospital Unimed é o principal projeto da Unimed Vitória  O objetivo é reunir todos os recursos próprios da cooperativa em um só lugar. São eles: Centro de Especialidades, Unimed Diagnóstico, Maternidade Unimed, Unimed Oncologia, Pronto Atendimentos, Viver Bem, Atenção Domiciliar, SOS Emergências Médicas e Unimed Coração. Ao centralizar esses serviços, a Unimed Vitória dará origem ao Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias) da Unimed Vitória.

“A premiação na categoria Hospital Privado é o resultado de muito trabalho e muito envolvimento da parte de cooperados e de colaboradores para oferecer o que há de melhor na área de assistência de saúde. O HU, assim como a cooperativa como um todo, possui excelentes médicos capacitados em diversas especialidades. Procuramos garantir que as instalações, os procedimentos, os equipamentos estejam à altura desse corpo clínico. Um outro aspecto fundamental é a humanização do atendimento. Os profissionais que trabalham na unidade entendem que é preciso enxergar as pessoas e acolhê-las da melhor forma, já que, muitas vezes, quando necessitam de cuidados, elas estão fragilizadas. Para que tudo isso aconteça, também é preciso atuar em várias frentes de forma alinhada, buscando inovar e melhorar processos para facilitar a vida dos usuários e incorporar novas tecnologias que nos permitam oferecer um atendimento de ponta”, acredita a diretora de Recursos Próprios, Adriana Botti.

Inovação em saúde

A Unimed Vitória busca ser uma instituição de liderança quando se fala em vanguarda da medicina de alta complexidade. Para isso, investe em inovação. Um dos exemplos de destaque é o projeto “Vocacionar HU para Alta Complexidade”, desenvolvido nas áreas de Neurologia e Ortopedia do Hospital Unimed com o objetivo de torná-las mais eficientes e capazes de absorver atendimentos de alta complexidade. O projeto é uma mostra do comprometimento contínuo da Unimed Vitória com a excelência em saúde e inovação.

Também é no hospital que está em curso o projeto piloto de um sistema de monitoramento de assepsia capaz de auxiliar no combate à infecção cruzada, que é considerada um dos principais desafios das instituições de saúde. O objetivo é usar tecnologias como IoT, sensores e vestíveis para controlar de forma individualizada e automática o processo de assepsia das mãos, fazendo com que cada colaborador do hospital seja monitorado a cada novo atendimento de pacientes. O projeto é fruto de uma parceria entre a cooperativa e o Instituto Senai de Tecnologia, por meio do Inovacoop – OCB/SESCOOP.

“Os pilares para um serviço de assistência de saúde são a expertise profissional e a humanização do atendimento. É dessa forma que conseguimos promover o cuidado de forma individualizada, atendendo às necessidades físicas e emocionais de cada paciente que chega até nós. Nas nossas unidades próprias, cooperados e colaboradores são treinados para seguir a metodologia do nosso jeito de cuidar. Junto a isso, há uma busca permanente por aprimorar processos, incorporar novas tecnologias e otimizar cada etapa do atendimento. É, de fato, uma busca contínua pela excelência”, atesta Adriana.