Ainda não tem data certa para o reinício das obras do Aeroporto Eurico Salles, mas a homologação do resultado do processo licitatório acontece nesta sexta-feira (16). A partir desse procedimento, as obras podem ser retomadas a qualquer momento. A Infraero tem a estimativa de reinício ainda no primeiro trimestre. O investimento está orçado em R$ 523,5 milhões.
O vencedor da licitação é o consórcio Jotaele/Damiani/EMPO que deverá retomar as obras dos novos terminal de passageiros e sistema de pistas e pátios do aeroporto.
Assim que ocorre a homologação do resultado da licitação, a Infraero e o consórcio vencedor assinam o contrato de obras e, após a apresentação das garantias contratuais previstas em lei específica é emitida a ordem de serviço, que autoriza o início do trabalho.
Segundo a empresa pública, o prazo para a execução das obras, de acordo com a previsão do edital, é de dois anos e meio.
A expectativa é que com uma área de 28 mil m², o novo aeroporto possa ampliar sua capacidade total de atendimento a passageiros, passando de 4,2 milhões para 9,8 milhões por ano. Estão projetadas cinco pontes de embarque, 31 balcões de check-in e uma área nova destinada ao estacionamento de veículos. Atualmente são 592 vagas e, com a ampliação, passaria para 2.054 vagas.
Também na pista haverá modificações, e as aeronaves passarão a contar com uma pista de 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura. Pelo novo projeto, a pista será construída em direção ao mar, o que diminui o impacto ambiental, reduzindo os ruídos e vibrações no entorno.
O investimento na melhoria do aeroporto, segundo a Infraero, entre os anos de 2011 e 2014, foi de aproximadamente R$ 45 milhões. A empresa pública informa que a verba foi destinada a obras de modernização como reforma do terminal de passageiros, instalação de dois módulos operacionais (embarque e desembarque) e construção de uma torre de controle, apontada como uma das mais modernas do Brasil. Ela possui 35 metros de altura, amplas instalações, dando, melhorando o apoio na navegação aérea.
Com a verba também foi possível instalar uma nova seção contra incêndio (SCI). Para os dias de pouca visibilidade, a Infraero explicou que foi instalado o ILS, instrumento que permite maior precisão no procedimento de pouso quando a visibilidade é baixa. Outro equipamento instalado foi o do Sistema Repetidor Radar (TARIS) na torre de controle, melhorando a segurança nas operações de tráfego aéreo.