No próximo sábado (07), uma nova unidade da panificadora Lekker será inaugurada, no município de Afonso Cláudio. Considerada uma das maiores panificadoras do Estado, a empresa já atende 23 municípios capixabas, com produção de 12 a 15 toneladas de pão por dia. Na nova sede, todo o processo produtivo, que hoje é 100% manual, será automatizado e permitirá um aumento de até oito vezes na capacidade produtiva.
A expectativa é de que a produção também seja distribuída nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Inicialmente, iremos trabalhar com cinco linhas de produção simultâneas, que já irão quintuplicar a produção atual. Nossa previsão é ampliar esse número gradativamente, conforme formos abrindo novos mercados”, explicou Levi Tesch, fundador e proprietário da Lekker. De acordo com ele, a expansão do mercado não será restrita ao Espírito Santo. “Pretendemos levar a marca para a região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e para Minas Gerais”.
Investimentos em sustentabilidade
A nova estrutura da Lekker foi planejada levando em consideração uma preocupação do empresário e idealizador do projeto, Levi Tesch: a questão ambiental. Nesse sentido, ele pensou em caminhos para evitar os desperdícios comuns do procedimento industrial. Um deles é o reaproveitamento de água.
“Fazemos a coleta de água por meio de cisternas e de caixas reservas. Basicamente, temos 1 milhão de litros de água de chuva disponíveis. Com ela, irrigaremos a grama, faremos a limpeza dos caminhões, do pátio e a outra parte irá para as descargas sanitárias. Os resíduos sólidos, por sua vez, serão tratados e usados na fertilização do seringal que estamos plantando”, explica.
Já o que for excedente da produção, por exemplo, assim como perdas sólidas, também terão destino certo. “Construímos uma estrutura para processar esses resíduos e transformá-los em ração para gado e aves. Esse alimento irá atender aos produtores rurais de Afonso Cláudio, que é um município essencialmente agrícola”, explica Álvaro Siqueira, engenheiro de alimentos da Lekker.
As ideias sustentáveis não param por aí. Levi também aproveitou a boa localização da nova fábrica para usufruir da iluminação natural. Por isso, a instalação possui em seu telhado e em suas laterais um material translúcido de policarbonato. Segundo o empresário, isso evita o uso de cerca de 200 lâmpadas durante o dia.
A Lekker atua no mercado capixaba há quase 20 anos. A inauguração da nova fábrica, em Afonso Cláudio, será realizada às 16 horas, do próximo sábado (08).