Economia

Com ou sem crise: como profissionais estão mudando o jeito de investir dos capixabas

É certo que toda crise tem um fim! E apostar na virada da economia pode ser um ótimo investimento. Mas como ter coragem em meio à turbulência?

Foto: Divulgação
Encontro de gerações para preparar o investidor capixaba para um novo jeito de investir (da esquerda para a direita: Marcelo Murad, Aloisio Teles, Bernardo Dietze, Claudio Monjardim, Fernando Cinelli, Alexandre Borborema, Marcelo Starling)

Do histórico patamar de 100 mil pontos para 91 mil em menos de uma semana… O índice IBovespa desceu, sem freios, 9 mil pontos na esteira da crise gerada pelo embate em torno da reforma da Previdência. Os protagonistas dessa queda são nada mais, nada menos que o presidente da República e o presidente da Câmara dos Deputados. E em meio a essa batalha travada entre Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia, o investidor tenta aceitar o que já é bem entendido pelos profissionais do mercado de investimentos: a volatilidade presente no processo de tramitação da reforma da Previdência. 

O melhor momento – É certo que toda crise tem um fim. E apostar na virada da economia pode ser um ótimo investimento. Mas como ter coragem em meio à turbulência?  “Se você está com medo, este é o melhor momento para buscar tranquilidade. E é importante entender que isso só é possível com conhecimento”, explica Cláudio Monjardim, CEO da Apex Partners. “Todo mundo tem algum dinheiro parado porque não sabe como aplicar, como fazer o melhor uso do próprio capital. E a maioria ainda procura recursos tradicionais, como a poupança, em bancos comerciais – isso quando já há no mercado opções melhores, com carteiras de investimentos que  podem trazer ganhos maiores”, ressalta. 

Uma nova abordagem – Nos Estados Unidos, 65% da população investe no mercado acionário. No Brasil, apenas 0,29%. O mercado está cada vez mais competitivo e é certo que as práticas antigas estão mudando. “O brasileiro não quer correr risco e, ainda assim, quer ganhar dinheiro. Mas este é o momento para novas abordagens”, defende Fernando Cinelli, presidente do Conselho Administrativo da Apex Partners, acrescenta: “O mercado vem oscilando em torno da reforma da Previdência, mas não se trata apenas disso. Os períodos de forte crescimento do Brasil foram, na sua maioria, financiados com dinheiro público. Mas agora temos uma nova geração … que espera respaldo, confiança e segurança, mas acredita é na iniciativa privada sem dependência do Estado. É por isso que a tão aguardada reforma da Previdência pode colocar fim a um modo perpetuado de fazer: gastar muito e gastar mal”.

Como o encontro de gerações está mudando a forma de investir do capixaba

Para quem já entendeu que conhecimento só é colocado à disposição de quem recebe atendimento personalizado, ‘sob medida’ é a palavra-chave. Com uma carteira de mais de 1.500 clientes, a Apex Partners, empresa capixaba especializada em soluções financeiras e investimentos, atua como protagonista neste novo cenário, onde práticas antigas estão sendo abandonadas ou transformadas; onde aplicações devem ser escolhidas de acordo com o perfil de cada cliente; onde se faz urgente mudar a percepção de risco que tem o investidor brasileiro. 

Acompanhando a tendência mundial, o olhar do investidor está agora direcionado para o local (no caso, o Espírito Santo), mas sem perder o foco no amplo mercado nacional e internacional. E por isso, a aposta da Apex Partners é na vocação da capital Vitória para serviços financeiros. 

“Queremos ver, de fato, Vitória entregar essa vocação. E aí entra uma consultoria que oferece ao cliente um caminho para passar de empreendedor a investidor. É preciso dar a esse cliente, seja pessoa física ou jurídica, mais, melhor e mais barato.. é preciso um time qualificado, inovador e com maior capacidade para soluções financeiras e investimentos. O foco agora é a necessidade do cliente… Não dá mais para ter gerentes preocupados em bater as próprias metas. É um mundo novo, com novas tecnologias. É preciso reaprender a investir”

Para traduzir esse potencial de crescimento e preparar o investidor capixaba para uma nova fase de competição que está por vir, foi preciso, antes, investir em profissionais. E nesse ponto se deu o encontro da juventude (disposta a empreender e ousar) com a experiência (que carrega todo o know-how, a capacidade de execução). Lado a lado, profissionais com mais de 20 anos de carreira (que um dia deixaram o Espírito Santo para atuar em mercados como São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York) e  jovens promissores (já formados na chamada Nova Economia, baseada em um ambiente totalmente digital, onde não há limites para descobertas e possibilidades). Juntos,  fazem os ajustes de rumo e aplicam novas ferramentas de gestão sem o desgaste do conflito de gerações. “O que estamos fazendo é garantindo ao mercado local uma consultoria de primeiro mundo. Estamos oferecendo mais eficiência para o capital , com uma carteira de investimentos que vai trazer mais ganho, maior rentabilidade para os grupos capixabas”, enfatiza Fernando Cinelli. 

Saiba mais: 

APX Investimentos e Golden se fundem e criam empresa de investimentos capixaba com R$ 700 milhões de carteira