Economia

Comerciantes descartam fechamento de lojas aos domingos em shoppings da GV

Fecomércio considera que decisão do último sábado (20) que beneficiou duas lojas de shopping que foram acionadas judicialmente pelo Sindicato dos Comerciários encerra a questão

Polêmica sobre fechamento de lojas de shopping aos domingos no ES está encerrada, diz Fecomércio Foto: ​Divulgação

Após a concessão, pela Justiça do Trabalho, de uma liminar que autorizou lojas de um shopping a continuar abrindo aos domingos, as lideranças do setor lojista deram por encerrada a polêmica que desde setembro do ano passado, quando o sindicato dos comerciários entrou na Justiça contra algumas lojas que não fizeram acordo para continuar abrindo aos domingos.

A decisão, divulgada no último sábado (20), beneficiou duas lojas de um shopping em Vitória que foram acionadas judicialmente pelo Sindicato dos Comerciários. Na liminar elas ficam autorizadas a continuar abrindo aos domingos. O juiz se baseou numa lei federal que autoriza o exercício da função durante o domingo, desde que observados os pagamentos de hora-extra e a folga semanal, além de limitar o serviço a dois domingos por mês.

“A liminar concedida pela justiça trabalhista coloca um ponto final nesta questão. Temos regras a seguir e o lojista que não cumprir com os direitos dos trabalhadores é que devem ser acionados”, esclareceu o diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato dos Lojistas de Vitória, Claudio Sipolatti.

O diretor destacou, ainda, que a necessidade de negociação para aumentar a renda do trabalhador sempre será permanente na relação entre empregados e empregadores, mas que o período não é propício para isso. “Estamos lutando para manter as lojas abertas e superar as dificuldades que o país passa”, ressaltou. 

O empresário disse também que o fechamento aos domingos, segundo melhor dia de venda em shoppings, pode provocar a demissão de 30% do quadro funcional, o equivalente a três mil postos de trabalho.

O Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo, que representa os trabalhadores do setor lojista do Estado, foi procurado pela reportagem do Folha Vitória, mas até o fechamento da matéria não se pronunciou sobre o assunto.

Saiba mais:

Lojistas e MTE se reúnem para debater trabalho em shopping aos domingos