Economia

"Black Friday capixaba" terá mais de 10 mil lojas com promoções no fim de semana

A expectativa é que mais de 10 mil lojas em todo o Estado participem das ações promocionais que começam na sexta-feira (11) e vão até domingo (13)

Algumas lojas da Grande Vitória já estão abertas em horários estendidos Foto: Divulgação

Para tentar driblar a crise econômica e salvar as vendas de fim de ano, comerciantes capixabas estão investindo cada vez mais em liquidações. Somente neste fim de semana, mais de 10 mil lojas do Estado vão oferecer produtos em liquidação.

De acordo com João Carlos Bergamin, diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Espírito Santo (Fecomércio), a ação é organizada pelos próprios lojistas para não terminarem o ano com um prejuízo maior do que o esperado. 

“O comércio tem que estimular a venda e dezembro, por conta do Natal, é um mês mais atrativo. Porém, com a crise, as pessoas procuram consumir menos e só compram se realmente houver uma promoção. O caminho encontrado para atrair esse consumidor foi fazer, em conjunto, promoções em dias estabelecidos”, explicou.

Ainda de acordo com Bergamin, os comerciantes estão propondo uma espécie de Black Friday. As promoções começam no dia 11 e terminam no dia 13 deste mês. “A intenção é fazer com que o cliente adiante as compras de Natal e comerciante oferte promoções e descontos verdadeiros,” disse.

Para a Federação, essa iniciativa pode aumentar em um terço o número de clientes nas lojas. A expectativa é de que os descontos cheguem, em média, a 30% nos produtos de utilidades diárias, que são os setores de calçados, roupas e cosméticos, e 15% nos produtos de utilidades de linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar).

Bergamin alerta que também é importante a transparência entre o lojista e o cliente. “Orientamos os comerciantes a não apresentarem promoções falsas e que tenham compromisso com o seu cliente. Além disso, é necessário que esses comerciantes cumpram as legislações previstas em relação aos seus funcionários”, alertou.

Algumas lojas da Grande Vitória já estão abertas em horários estendidos, por causa da programação de vendas para o Natal, principalmente nos finais de semana. Durante o final de semana de promoções, o horário de abertura das poderá variar conforme as demandas de cada estabelecimento