Economia

Quer viajar? Veja 5 dicas para comprar passagens mais baratas

Evitar períodos de feriados e férias escolares, ter flexibilidade ao escolher a data de viagem e usar programas de pontos pode ajudar a embarcar gastando menos

Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória

Certamente você já ouviu falar que quanto mais próxima à data da viagem, mais caro a passagem e hospedagem devem ficar.

Para evitar esse risco e garantir uma economia, é sempre bom se planejar e ter atenção a algumas dicas. Pesquisar destinos, melhores datas e opções de viagem pode ser uma boa opção. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Separamos a seguir algumas dicas para você organizar a sua próxima viagem com menores custos. Confira: 

COMO COMPRAR PASSAGENS MAIS BARATAS?

Fuja de feriados e períodos de alta temporada

Períodos mais disputados, como feriados e meses de férias escolares, deixam as viagens concorridas. Com o aumento da procura, a tendência dos valores é aumentar. Entrar passagens nessas épocas do ano pode fazer com que você pague o dobro do valor de períodos de baixa temporada.

LEIA TAMBÉM: Usar milhas vale a pena? Veja dicas para viajar com desconto

Seja flexível ao escolher as datas de embarque

A flexibilidade ao escolher as datas que você irá embarcar pode te ajudar a economizar. Se tiver disponibilidade, busque por datas próximas e compare os valores. Domingos e sextas-ferias, por exemplo, costumam ter os valores mais elevados. Algumas empresas já oferecem a possibilidade de buscas por passagens em datas flexíveis.

Atenção aos programas de milhas áreas, pontos e promoções

Você pode aproveitar os programas de pontos das companhias aéreas e de empresas de transporte terrestres para conseguir um bom desconto no valor das passagens. Em alguns casos, é possível até mesmo embarcar sem pagar nada, usando apenas os pontos.

Outro ponto importante que os viajantes devem ter atenção é para as promoções. Não apenas as ofertas para compras de passagens, mas também de transferências de pontos entre programas de fidelidade.

LEIA TAMBÉM: Posso vender milhas acumuladas no cartão de crédito? Entenda o que diz a lei

Você pode, por exemplo, transferir os pontos do seu cartão de crédito para o programa de milhas de uma companhia aérea e ter alguns benefícios, como os pontos dobrados.

Use alerta de preços

O alerta de preços pode te ajudar a encontrar passagens mais baratas. A maioria das empresas oferece esse serviço. Você também pode recorrer ao Google Flights, um serviço da big tech que filtra e indica os valores de passagens em deveras plataformas.

LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber para viajar de graça

Cuidado com sites de vendas de milhas

Neste ano, muitos consumidores foram pegos de surpresa ao ter pacotes de viagens cancelados por empresas como a Hurb e 123 Milhas. Os consumidores precisam ter atenção ao termo de condições das plataformas para evitar qualquer prejuízo futuro.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.