Economia

As competências necessárias para o profissional no século XXI

Todos os dias nos deparamos com pesquisas que apontam as competências necessárias ao profissional do século XXI. Afinal, precisamos lembrar que quando falamos de uma organização competente, estamos falando de profissionais competentes.

Foto: Divulgação

E o que é competência? A maioria dos pesquisadores nos ensinam que para ser um profissional competente é preciso possuir um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessário à realização das tarefas propostas.

No entanto, hoje, todo profissional que deseja possuir vantagem competitiva precisa ir além do que está prescrito. O que significa isso? Precisa possuir competências que o diferenciem no mercado.

Visão sistêmica é um exemplo de competência que confere ao profissional vantagem competitiva, ou seja, todo profissional deve conhecer o que faz com profundidade, mas precisa também conhecer o impacto de sua ação em outras áreas da organização.

Viviane Narducci, mestre e doutora em Administração de Empresas, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Saiba mais sobre os cursos da FGV em Vitória aqui.