Em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta terça-feira (15), e para auxiliar o cidadão na hora da compra, o Procon Municipal de Vitória divulgou a relação das empresas com o maior índice de reclamações fundamentadas no ano passado. Clique aqui para ver a lista completa.
O cadastro permite que o consumidor encontre o ranking de fornecedores reclamados por meio de seu nome fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), entre outros.
Além disso, indica ainda se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram atendidos ou não pelos fornecedores.
De acordo com o documento, entre as principais reclamações estão as de telefonia, banco comercial e lojas comerciais. Os problemas mais comuns estavam relacionados à cobrança indevida/abusiva, produtos com vício, problemas com garantias, fila de banco, entre outros.
O gerente do Procon de Vitória, Carlos Magno Pimentel Junior, destaca que somente em 2015, a entidade realizou quase 10 mil atendimentos. Destes, quase 90% foram resolvidos já no primeiro atendimento. Ele explica que o cadastro leva em consideração as reclamações que foram para audiências de conciliação.
“Dos 9.817 atendimentos realizados pelo órgão, 1.072 (10,9%) viraram processos e foram para audiência. São os dados dessas empresas que entram no Cadastro de Reclamações Fundamentadas”, esclarece.