Economia

Confira cinco passos para fazer sua declaração do IR na última hora e se livrar da multa

Em menos de meia hora é possível preencher a declaração; primeira parcela do imposto a pagar vence nesta terça-feira (30)

Foto: Divulgação

Termina nesta terça-feira (30), às 23h59, o prazo da entrega para a declaração do Imposto de Renda 2019.

Quem está obrigado a declarar e não o fizer até o último minuto deste dia, terá de pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido — o que pode não ser pouca coisa.

Para esses 3,2 milhões de contribuintes que deixaram a entrega literalmente para a última hora, é bom avisar que é possível fazer entregar uma declaração mais simples em menos de meia hora, só para se livrar da obrigação e não pagar a multa. Depois, é claro, será preciso corrigir o documento para não cair na malha fina.

1) Separe os documentos
Junte o máximo de documentos que puder (se é assalariado fica mais fácil, basta pegar o informe de rendimentos da empresa em que trabalha), informe de rendimentos do banco, informe de aposentadoria ou pensão, se houver. Se for declarar dependentes, será preciso juntar esses documentos também, o que dificulta a rapidez do processo.Se tiver declarado no ano passado, fica mais fácil copiar as informações para já decidir qual é o modelo de declaração mais conveniente.

2) Preencha a ficha de identificação do contribuinte

Foto: Divulgação

3) Preencha a ficha de rendimentos tributáveis

Foto: Divulgação

4) Verifique pendências

Foto: Divulgação

5) Envie a declaração

Foto: Divulgação