Teve início nesta terça-feira (17), no Pavilhão de Carapina, na Serra, a 32ª edição da Super Feira Acaps Panshow, promovida pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães).
O evento, que será realizado até a próxima quinta-feira (19), reúne cerca de 200 empresas fornecedoras de produtos, serviços, tecnologias e soluções, e mais de 23 mil profissionais do varejo, em um espaço de 14 mil metros quadrados. A expectativa é que sejam movimentos aproximadamente R$ 320 milhões em negócios.
Durante o evento, os expositores apresentarão lançamentos para o setor de supermercados, bares, restaurantes, hotéis, mercearias, padarias, postos de combustíveis, lojas de conveniências, açougues, hortifrutis e outros negócios alimentares, com a oportunidade de fechar negócios, estabelecer parcerias e expandir network.
“Houve uma conversa com os fornecedores para que eles venham para a feira e tragam negócios diferentes. Esses negócios diferentes se traduzem, muitas vezes, em preço, que isso vai traduzir, lá na ponta, um preço mais interessante para o consumidor capixaba”, destacou o presidente da Acaps, João Falqueto.
Uma das empresas que levaram novidades para a feira foi a Buaiz Alimentos, que montou um stand inspirado em confeitarias francesas. “A ideia é que a gente juntasse nossas três áreas de atuação, que é o café, a mistura para bolo e o trigo. A gente está lançando aqui a mistura para bolo ‘brownie’. Estamos lançando também o café extra forte e todos estão sendo servidos aqui na feira”, ressaltou a diretora da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz.
Além das apresentações de produtos, serviços e tecnologias, o que é comum em todas as feiras de negócios, a Acaps Panshow deste ano traz palestras, painéis, workshops e oficinas técnicas, totalizando mais de 20 apresentações na área do conhecimento. Um dos minicursos, promovido pelo Senac, é sobre como utilizar totalmente os alimentos e evitar desperdício.
“Quarenta por cento do que é produzido no Brasil é desperdiçado, desde a plantação, transporte e armazenamento. Então a gente veio conscientizar um pouco para esse não total desperdício do alimento, que está acontecendo hoje, não só no Brasil, mas no mundo todo”, destacou o instrutor de cozinha do Senac, Kleber Lopes.
Governador
A abertura do evento contou com a presença de várias autoridades, inclusive a do governador Renato Casagrande, que anunciou um projeto de lei para diminuir as obrigações e reduzir a burocracia para as empresas capixabas.
“Nós vamos reduzir a cobrança de obrigações acessórias. São multas aplicadas aos empresários. Muitas vezes, por algum equívoco, algum esquecimento, o empresário deixa de efetuar a entrega de algum documento, anexar algum documento, e as multas são gigantescas. Isso foi criado em 2017 e nós vamos agora corrigir. Vamos fazer justiça com quem produz no estado do Espírito Santo”, ressaltou Casagrande.
Veja como foi a cobertura do primeiro dia da feira: