A crise econômica, que afeta o comércio, a indústria e consequentemente o consumidor, pode ser um momento oportuno para cortar gastos desnecessários e controlar o orçamento familiar.
Segundo a coordenadora de cobrança da Dacasa Financeira, Sara Rodrigues, mesmo com a inflação alta, é possível manter o padrão de consumo: “Controle o dinheiro que entra, como o salário e outras fontes de renda, e o que sai, todos os débitos. Dessa forma, dá para ter uma visão de quanto irá economizar e o que de supérfluo pode ser cortado do orçamento”, orienta.
Ainda de acordo com Sara, para ter um bom controle financeiro, é importante que o consumidor saiba fazer escolhas corretas.
Veja dicas para implantar na rotina financeira familiar
• Controle o seu salário e os débitos, principalmente os sazonais. Planejamento financeiro é como uma dieta – não é que você vai se privar de comprar, mas vai fazer isso com cautela, de forma controlada
• Pesquise os preços e peça descontos – se comprar à vista, terá descontos
• Não use o cartão como complemento salarial, nem nas compras cotidianas, como supermercado
• Pague sempre o total do cartão de crédito. Se precisar pagar o mínimo, programe-se para não realizar compras até a próxima fatura – e pague o total.
• Corte tudo que é possível, ficando apenas com o mínimo necessário.