Com a liberação da abertura dos supermercados aos domingos no Espírito Santo, no período das férias, a maior parte das redes do setor que atuam no Estado ainda está avaliando a viabilidade de colocar em funcionamento suas lojas. No entanto, algumas já bateram o martelo em relação à questão.
Pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2017, assinada na terça-feira pela Fecomércio-ES e Sindicomerciários-ES, os supermercados poderão funcionar aos domingos somente na segunda quinzena de dezembro, durante todo o mês de janeiro e em fevereiro, até o carnaval. Também está permitida a abertura desses estabelecimentos durante o período das férias de julho.
A rede de supermercados Casagrande, que até quarta-feira ainda estava estudando a possibilidade, definiu que não abrirá nenhuma de suas lojas aos domingos e também aos feriados – neste caso, as únicas datas em que os estabelecimentos estão proibidos de funcionar são o Natal, Réveillon, Dia do Trabalhador e Dia da Independência.
Quem também anunciou que permanecerá fechado aos domingos foi o supermercado Perim. A empresa informou que manterá sua política de manter suas lojas fechadas no domingo, por considerar que esse é o dia de descanso para seus colaboradores. Além desse posicionamento, o retorno no atendimento aos domingos não é defendido pela empresa, por considerá-lo financeiramente inviável.
Por outro lado, o Extra Bom garantiu que suas lojas voltarão a funcionar aos domingos, expressamente no período estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo a empresa, os supermercados da rede estarão abertos à população a partir do dia 18 de dezembro até o Carnaval.
Na Rede Show supermercados, o único comerciante que demonstrou interesse em abrir o estabelecimento no primeiro dia da semana foi o proprietário da loja de Guaranhuns, em Vila Velha. Segundo Gilberto Eça Rabelo, a abertura do estabelecimento ajudaria a minimizar o impacto do custo fixo.
“Nossa rede de supermercados é composta por diversos estabelecimentos que são independentes, ou seja, cada proprietário decide se abre ou não. A minha loja eu pretendo abrir todos os domingos, durante o período permitido, desde que a remuneração dos funcionários obedeça o que está estabelecido na CLT, ou seja, o pagamento de 100% de hora extra aos funcionários que trabalharem no domingo. Caso seja conforme a última convenção, que estabelecia o pagamento de um valor xis a cada funcionário, ao final do expediente, mais um dia de folga durante a semana, talvez não compense abrir todos os domingos”, ponderou.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários), Jackson Andrade, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2017 estabelece o pagamento, em espécie e ao final do dia, de um valor a ser determinado para cada funcionário que trabalhar no domingo, além de uma folga semanal e pagamento de vale transporte e vale alimentação.
“Cada empresário que pretende voltar abrir no domingo deverá procurar o sindicato para chegar a um acordo com relação à remuneração do funcionário. Caso isso não seja feito, a abertura da loja estará irregular”, ressaltou.
Decisão
Outras grande redes supermercadistas que atuam no Espírito Santo informaram que ainda estão decidindo sobre a abertura de seus estabelecimentos aos domingos. É o caso dos supermercados Carone e EPA, por exemplo, que ainda não estabeleceram um prazo sobre quando essa decisão será tomada.
Por meio de nota, o Walmat informou que ainda não tem uma definição sobre o funcionamento das lojas aos domingos no período de férias. Já o Carrefour disse que mantém o diálogo com os órgãos públicos competentes para definir seu calendário de abertura nos domingos e feriados, buscando a melhor forma de atender aos consumidores da região.
O gerente administrativo do supermercado Multishow de Meaípe, em Guarapari, Vagner Amaral Silva, informou que a tendência, na rede, é que só sejam colocadas em funcionamento as lojas localizadas no litoral capixaba. No entanto, uma reunião no próximo dia 22 deve concretizar essa decisão.
Quem vai abrir aos domingos:
– Extra Bom
– Rede Show (Guaranhuns, Vila Velha)
Quem não vai abrir aos domingos:
– Perim
– Casagrande
Ainda não decidiram:
– Carone
– EPA
– Walmart
– Carrefour
– Multishow