Economia

Conheça as informações da sua conta de energia

Entender e analisar os dados ajuda o consumidor a economizar.

Foto: Divulgação

Um dos gastos fixos mensais de uma residência é a conta de energia. Quando a fatura chega, muitos clientes olham apenas o valor que deve ser pago e a data de vencimento, detalhados no final da folha. A EDP, distribuidora de energia elétrica, no entanto, alerta sobre a importância de observar as outras informações descritas na conta.

Segundo o gestor de atendimento da EDP, Tiago Zandonadi, é fundamental que o consumidor conheça os itens citados na fatura para entender seu consumo de energia elétrica durante o mês e fatores que podem interferir no valor final, como as bandeiras tarifárias. “O primeiro passo para quem quer economizar energia é conhecer a conta. É importante que o cliente verifique seus dados e compare seu consumo (kWh) do mês atual com o mesmo período do ano anterior. Caso haja aumento no consumo, verificar se houve mudança nos hábitos de consumo da família”, afirma o gestor.

Essas informações estão disponíveis para os clientes nos campos “Descrição de Consumo” e “Histórico de Consumo”, onde são registradas, respectivamente, o consumo em quilowatt-hora (kWh) do mês atual e dos últimos 12 meses. Os leituristas da EDP coletam essas informações por meio da leitura do medidor instalado em cada casa. As datas de leitura são informadas no campo “Datas importantes”.

No item denominado “Detalhes de Faturamento”, o consumidor consegue visualizar o quanto pagou por cada kWh consumido. A esse valor são adicionados a bandeira tarifária vigente no mês, os tributos recolhidos pelo poder público (PIS, COFINS e ICMS) e serviços contratados de terceiros, tais como seguros, doações, taxa de iluminação pública, além de multa e juros por atrasos no pagamento e parcelamento de dívidas.

Na fatura também estão disponíveis outras informações, como avisos de débitos anteriores, relação dos locais mais próximos para pagamento e os canais de atendimento que a EDP disponibiliza para os clientes.

Clique aqui e entenda sua conta.

EDP – Canais de atendimento

Site: www.edponline.com.br

Aplicativo: EDP Online

Telefone: 0800 721 0707

Agências de Atendimento presenciais.