Censo Imobiliário: Vila Velha lidera lançamentos no mercado

Censo Imobiliário Vila Velha lidera lançamentos no mercado

Foto: Prefeitura de Vila Velha

Censo Imobiliário mostra liderança de Vila Velha em lançamentos. Após o período da pandemia, o setor imobiliário e da construção civil está aquecendo novamente. De acordo com dados do 41º Censo Imobiliário divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES). divulgado nesta sexta-feira (18), Vitória registrou um número expressivo de lançamentos no primeiro semestre deste ano.

Do total de 19 empreendimentos residenciais lançados, nove estão em Vila Velha. Logo atrás está Vitória com oito em empreendimentos, seguido da Serra, com dois. Vila Velha segue sendo o maior canteiro de obras do Estado, mas Vitória desponta como cidade que abriga projetos de alto padrão, portanto, com um número menor de unidades oferecidas. (No Censo anterior – de julho a dezembro de 2022 -, foram 12 lançamentos, sendo registrados três em Vitória).

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Douglas Vaz – Foto: Divulgação

Para o presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, o resultado está ligado às condições que Vila Velha proporciona às construtoras e aos investidores. “Vila Velha tem condições maiores de aprovação de projetos dos empreendedores. Além disso, a maioria das pessoas escolhe morar próximo ao mar e ali na região da orla, que se estende da Praia da Costa ao Jockey de Itaparica, tem muitos locais para construção. A proximidade de Vitória também é um ponto relevante”, afirma Vaz.

O presidente ressalta que o preço do metro quadrado de Vitória também é elevado, por isso os empreendedores têm buscado cada vez mais o município canela-verde. “Com essa elevação, praticamente não há terreno para construção, e o Plano Diretor Municipal (PDM) também é mais restritivo. Desta forma, encarece o preço dos materiais de construção. Por isso, as pessoas optam por um lugar mais perto, que é Vila Velha”, explica.

Censo Imobiliário 

Conforme o 41º Censo, os 19 lançamentos concentram um total de 1.441 unidades residenciais e 38 comerciais. Foram lançadas 679 unidades residenciais em Vila Velha, 486 em Vitória e 276 na Serra. Cariacica e Viana não receberam lançamentos neste primeiro semestre de 2023. Quanto aos imóveis comerciais, o censo registra 38 unidades lançadas, sendo 29 em Vitória e nove em Vila Velha.

O Censo informa ainda que estão sendo produzidas na Grande Vitória um total de 13.338 unidades residenciais e 110 comerciais, totalizando 13.448 (já inclusos os lançamentos do primeiro semestre). Vila Velha concentra 50,2% do total, seguida por Serra com 26,5%, Vitória com 18,4% e Cariacica com 4,9%.

No que se refere às entregas, foram concluídos 18 empreendimentos na Grande Vitória, totalizando 2.019 unidades residenciais e comerciais, no período.

O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges. crédito: Sinduscon-ES

O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, observa que com o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV)  o Censo Imobiliário do segundo semestre já deve mostrar um crescimento no número de lançamentos de imóveis do padrão econômico. Neste primeiro semestre do ano foram lançados apenas dois empreendimentos no padrão econômico. Ambos, na Serra.

A Serra continua liderando o mercado imobiliário no setor MCMV, segundo o presidente do Sinduscon-ES. “Lá é onde concentra-se o maior número de empregos formais na Grande Vitória. É neste município que se concentram o maior número de indústrias, empresarial, de logística, por isso possibilita com que as pessoas morem mais perto do seus trabalhos. Além disso, há também maior área de construção e o preço de terreno, dependendo da localização, se torna ainda melhor que Vila Velha”, avalia Douglas Vaz.

Vendas

As cooretoras jávenderam 69,9% das 13.338 unidades residenciais. Se analisar o VSO (Venda sobre Oferta), Vitória tem o maior índice de comercialização.

A tipologia com maior número de unidades em construção é a de dois quartos. São 8.613 apartamentos, seguido pelos de três quartos com 2.869 apartamentos.

Sobre o Censo

O Censo Imobiliário, realizado semestralmente pelo Sinduscon-ES, faz um levantamento dos empreendimentos em construção e à venda com área de construção superior a 800 metros quadrados. O 41º Censo contou com a participação de 72 empresas. A MRV, Morar e Argo são as três construtoras com o maior número de imóveis em construção. Olhando por área privativa em construção, a Grand Construtora lidera com 98.569 metros quadrados, seguida da Morar com 88.152 metros quadrados.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.