5 perguntas e respostas sobre o uso da IA na arquitetura

Alex Pandini

Fotomontagem portal Centro Integrado Empresa Escola.

 

A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente no setor de arquitetura, oferecendo soluções inovadoras para os profissionais da área. A IA pode auxiliar em diversas etapas do processo de projeto, desde a concepção inicial até a visualização final.

 

Dessa forma, a IA tem se tornado uma ferramenta valiosa para arquitetos e designers, aumentando a eficiência, a produtividade e a qualidade dos projetos. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box com mais 700 profissionais entrevistados, apontou que 37% das empresas em que os entrevistados trabalham já utilizam alguma ferramenta de IA.

 

Nader Abdel Jabbar, diretor executivo de tecnologia da Cyncly, companhia global que desenvolve softwares para projetar, produzir e gerenciar produção de móveis, com 70 mil clientes em mais de 100 países, à qual a Promob pertence, responde cinco perguntas sobre o papel da inteligência artificial na arquitetura e no setor moveleiro.

 

Como a inteligência artificial está impactando o setor de arquitetura?

NJ: A inteligência artificial está revolucionando a maneira como projetamos e gerenciamos os espaços. As tendências indicam uma integração crescente de IA para otimizar processos, desde a concepção inicial até a renderização final. Com a IA cuidando das tarefas que levam mais tempo, os profissionais podem focar em coisas com mais valor agregado, o que aumenta muito a produtividade e a eficiência dos escritórios de arquitetura.

 

A IA pode contribuir para a eficiência e precisão dos projetos de arquitetura?

NJ: Entendo que a análise de dados e a automação de tarefas repetitivas proporcionam um aumento significativo na eficiência e precisão dos projetos. Ferramentas de design assistido por IA permitem que arquitetos explorem novas formas e estruturas inovadoras, enquanto plataformas de gestão de projetos integram algoritmos avançados para prever custos e cronogramas com maior precisão.

 

Nader Abdel Jabbar, diretor executivo de tecnologia da Cyncly, a qual a Promob pertence. Foto divulgação.

 

Quais são os benefícios do uso de IA no Novo Promob para profissionais de arquitetura?

NJ: Novo Promob, com tecnologia de renderização alimentada por IA, oferece aos profissionais a capacidade de criar visualizações extremamente realistas de projetos 3D de ambientes. Essa funcionalidade facilita a tomada de decisões e permite uma personalização ainda mais próxima dos espaços de acordo com as necessidades dos clientes. Da mesma forma que aprimora a maneira como o cliente vê o espaço que está sendo criado.

 

De que forma a IA possibilita a personalização dos projetos arquitetônicos?

NJ:  A inteligência artificial permite uma personalização mais detalhada dos projetos arquitetônicos principalmente por meio da renderização de imagens. Com o uso de IA, nosso software, por exemplo, pode gerar representações visuais muito realistas e adaptadas às preferências específicas de cada cliente e que já foram aplicadas ao projeto pelo profissional que o desenvolveu.

 

Essa alternativa da IA ajuda profissionais que projetam interiores a tornar mais fácil o entendimento dos clientes quando visualizam as imagens do projeto, permitindo mais clareza sobre expectativas de como o espaço final ficará. Essa vantagem aprimora a comunicação entre arquitetos/designers  e clientes, garantindo que o projeto atenda exatamente às expectativas e desejos individuais.

 

A IA pode ajudar na gestão de custos dos projetos arquitetônicos?

NJ: Sim, a inteligência artificial pode ajudar na gestão de custos dos projetos arquitetônicos. Embora nossa tecnologia atual seja mais focada na renderização de imagens com apoio da IA, ela contribui indiretamente para a gestão de custos de várias maneiras.

 

Primeiramente, a renderização de alta qualidade reduz o tempo que os profissionais gastam criando imagens detalhadas manualmente. Isso diminui os custos associados às horas de trabalho necessárias para apresentar uma proposta visualmente atraente ao cliente. Além disso, investindo em outras tecnologias para conseguir resultados semelhantes, também acaba sendo uma redução de investimento.

 

Creative Commons.

 

Também é importante considerar que, imagens mais realistas ajudam o cliente a tomar decisões com mais rapidez e certeza. Com uma visualização mais clara do projeto final, é menos provável que haja mudanças de última hora ou ajustes significativos, o que pode reduzir custos adicionais e otimizar o processo de aprovação. Portanto, mesmo que nossa IA esteja mais centrada na criação de imagens neste momento, ela traz benefícios que impactam positivamente a gestão de custos.

 

Sobre a Cyncly

A Cyncly foi criada em setembro de 2022 como a nova marca para unificar grandes desenvolvedoras de tecnologia. O grupo combinado criou uma potência global de software com mais de 2.000 funcionários e 70 mil clientes em mais de 100 países. As operações da Cyncly estão presentes na América do Norte, Europa, América do Sul, Ásia-Pacífico e África. 

Sobre a Promob

A Promob, é líder no desenvolvimento de software para o segmento moveleiro. A marca Promob é referência em software para a ambientação virtual e seus produtos são continuamente aprimorados para atualizar profissionais e indicar tendências. Os softwares Promob para projeto, produção e gerenciamento são desenvolvidos com o intuito de tornar mais eficiente o relacionamento entre usuários, tecnologia e mercado e, assim, agregar valor e competitividade ao trabalho de fabricantes, lojistas, marceneiros, arquitetos e designers de interiores. Saiba mais em www.promob.com

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.