Administradoras de condomínios promovem as gestões eficientes
As administradoras de condomínio são empresas especializadas na prestação de serviços de gestão e administração de condomínios. Portanto, essas empresas visam a garantir a segurança, o bem-estar e a harmonia entre os moradores do prédio, por meio da gestão financeira, da manutenção e da contratação de serviços.
Para o diretor da Sólida Condominial, Lucas Batista, é importante desenvolver uma parceria entre a empresa e o síndico.
“A empresa precisa ter conhecimento e experiência para orientar as melhores medidas a serem adotadas no condomínio no aspecto de manutenção, obrigações legais, comunicação e organização financeira”, pontua Lucas.
O empresário cita algumas competências das empresas de gestão condominial. Entre elas, como vistoriar o condomínio para identificar possíveis problemas. Bem como, acompanhar datas e períodos de declarações legais obrigatórias como alvarás, licenças, envio de documentação trabalhista de funcionários, elaboração de avisos e comunicados, entre outras.
Rotina das administradoras
Para o síndico e advogado condominial Kássio Bauer, todo e qualquer condomínio precisa do auxílio de uma administradora. “Na ausência do síndico, a administradora pode solucionar algum problema de manutenção ou emergência que aconteça”, lembra.
Além disso, ter uma empresa administrando o condomínio é uma facilidade para os moradores, principalmente em relação a tecnologia.
“A maioria das empresas fornece um aplicativo para visualização de boletos, documentos do condomínio, registro de reclamações e sugestões, tudo de forma on-line. São apenas vantagens”, complementou o diretor da Sólida Condominial.
Economia
Uma gestão financeira eficiente ajuda na transparência e na eficiência da utilização dos recursos do prédio. Segundo Lucas Batista, os moradores podem considerar apenas o valor que uma administradora cobra como sendo uma despesa a mais no condomínio.
“Considerando os benefícios e o resultado de uma boa gestão no condomínio, na verdade, existe uma redução de despesas, uma vez que as medidas adotadas e sugeridas pela administradora, antecipando manutenções e organizando as documentações legais e obrigatórias de um condomínio, reduzem ou até eliminam situações de multas ou manutenções de grande porte de forma emergencial”, reforça ele.
Já Kássio Bauer acredita que, além de otimizar o serviço do síndico, é muito mais vantajoso contratar uma administradora condominial do que o próprio condomínio contratar contador, sistema de geração de boletos, diligências cartorárias, entre outras atividades.