Censo Imobiliário: Vila Velha lidera retomada de lançamentos no mercado

Redação Folha Vitória

*Reportagem: Maria Clara Leitão

município de Vila Velha é liderou a retomada de construção e produção de empreendimentos na região da Grande Vitória. Os dados foram divulgados no 42º Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-ES), na tarde desta quinta-feira (29), em Vitória.

Durante o segundo semestre do ano de 2023, o município de canela-verde seguiu sendo “o maior canteiro de obras do Estado”, com 49% (1.399) do total de unidades lançadas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, o Censo Imobiliário demonstrou que, no mesmo período, Vila Velha também liderou o número de empreendimentos em produção. O município possuia 86 residenciais e comerciais. Dentre eles: 64 residenciais e 22 comerciais.

 

É necessário ressaltar que são considerados em produção empreendimentos nos seguintes estágios: planta, fundação, estrutura ou acabamento.

Ao serem demonstradas as unidades de produção – uma propriedade individual do empreendimento -, Vila Velha também é referência no município com 7.562 unidades residenciais e 121 unidades comerciais.

 

Vila Velha lidera unidades em construção

No Censo também é demonstrado que, estão em construção na Grande Vitória 14.795 unidades, sendo 14.503 residenciais e 292 comerciais. O município canela-verde concentra 7.683 unidades em construção, correspondendo a 51,9% do total.

Em seguida, está o município da Serra, com 24,2%, a capital Vitória, com 19,4% e Cariacica com 4,4%.

Apresentação dos dados do Censo Imobiliário no Sinduscon ES. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Segundo o diretor do Sinduscon-ES, Eduardo Schwartz Borges, o município de Vila Velha apresentou os dados de liderança registrados ao longo dos anos, como motivos principais, além de um plano diretor “mais benéfico à verticalização”. O município também possui apelo do médio e alto padrão, como áreas para o segmento econômico.

“Já Vitória, por exemplo, nunca teve um segmento mais econômico, como, por exemplo, Minha Casa, Minha Vida. Assim como a Serra, o alto e médio padrão estão voltados para as casas unitárias ou nos loteamentos de acesso controlado”, destaca.

Regiões com mais unidades em produção em Vila Velha 

Ainda conforme o Censo Imobiliário, as regiões administrativas com mais unidades de produção em Vila Velha, são respectivamente:

1º Centro de Vila Velha com 6.271 unidades de produção: incluindo os bairros de Praia de Itaparica, Praia da Costa, Itapoã, Jockey de Itaparica, Centro de Vila Velha, Coqueiral de Itaparica e Residencial Itaparica.

2º Cobilândia com 896 unidades de produção: incluindo os bairros de Rio Marinho e Vale Encantado.

3º Ibis com 376 unidades de produção: incluindo a Darly Santos, Santa Inês, Cocal e Nossa Senhora da Penha.

4º Aribiri com 124 unidades de produção: incluindo os bairros de Ataíde e Aribiri.

5º Barra do Jucu com 16 unidades de produção: incluindo os bairros de Santa Paula I.

LEIA TAMBÉM: Estratégia de vendas é fundamental para mercado imobiliário

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.