Condomínio Fazenda Barão do Império recebe visita técnica de alunos da Ufes

Alex Pandini

Barão do Império é um novo conceito de moradia no ES. Foto divulgação.

 

Os alunos da turma de Geografia Rural da Ufes, junto com o professor Paulo Scarim, realizaram uma visita técnica ao terreno do condomínio Fazenda Barão do Império, empreendimento da Vaz Desenvolvimento Imobiliário, em Santa Leopoldina. A iniciativa de visitação ao empreendimento faz parte de um projeto da turma que está realizando uma excursão pelo interior do Espírito Santo.

 

De acordo com o professor, o objetivo da visita foi estudar a transformação do espaço rural e vivenciar as novas formas de produção com a proposta de sustentabilidade. Moysés Galvão, técnico agrícola que trabalha no empreendimento, recebeu a turma de alunos e mostrou na prática a agroindústria e o desenvolvimento de forma sustentável que está sendo promovido no condomínio Fazenda Barão do Império. A visita de campo proporcionou aos estudantes a experiência de aprender e visualizar a produção, plantio, colheita, técnicas de adubagem, compostagem e de aproveitamento dos insumos do solo, realizadas sob a supervisão do técnico agrícola da fazenda.

 

Professor Paulo Scarim e os alunos de Geografia da Ufes foram recebidos por Moysés Galvão. Foto divulgação.

 

“Foi uma oportunidade valiosa para os alunos observarem as formações florestais, os aspectos ecológicos do ambiente, técnicas implementadas no ecossistema visitado, além da importância dos projetos de pesquisa, trabalhos de conservação e recuperação de ambientes degradados na manutenção da biodiversidade na área do empreendimento”, afirmou Galvão.

 

MEIO AMBIENTE

O condomínio Fazenda Barão do Império comprovou seu compromisso com o meio ambiente, através das diversas ações sustentáveis que acontecem no terreno, dentre elas o plantio de 20 mil mudas nativas que ajuda a promover o equilíbrio do ecossistema. Em contrato, o comprador da unidade tem como compromisso o plantio de no mínimo duas árvores frutíferas e duas de espécies nativas em cada terreno adquirido, com o prazo de um ano após o início da construção, além de comprometer-se ainda a implantar em sua edificação o sistema de coleta e armazenamento de água da chuva adequado, no intuito de reaproveitá-la. O fechamento da divisa dos terrenos será com tela ou gradil, sempre revestido com cerca viva e as construções precisam estar aptas para receber energia solar.

 

O fundador e presidente da loteadora, Douglas Vaz, afirma que o conceito de área verde que vem empregando em seus empreendimentos tem tudo a ver com o momento em que o mundo se encontra. “O objetivo da Vaz é preservar o meio ambiente que, para nós, significa trabalhar com empreendimento com conceito sustentável. Desenvolvemos nossos projetos de forma consciente, preservando matas nativas, reflorestando, recuperando áreas comprometidas, além de preservar a fauna e a flora locais. Nossa missão é investir em empreendimentos que tragam ainda mais conforto e em construções cada vez mais sustentáveis”, reforçou.

 

Empreendimento será o primeiro condomínio produtivo do país. Foto divulgação.

 

CARACTERÍSTICAS

O condomínio Fazenda Barão do Império será formado por 428 terrenos (distribuídos em três fases), que terão áreas privativas de 1.000 m² a 3.000 m². Será o primeiro empreendimento produtivo do Brasil. Os proprietários terão um restaurante gourmet tematizado, com fogo de chão, fogão à lenha e micro cervejaria artesanal, uma área de lazer completa com resort para relaxar, praticar esportes e se divertir, o Imperiale Club. Ele vai contar com piscinas diversas, bar da piscina, restaurante, academia, spa center, hidromassagem com água aquecida, sauna, varandas, playground, além de 3.500 metros de trilha ecológica e ciclovia. Na praça esportiva haverá quadra de tênis, duas quadras de beach tênis, campo de futebol society, sport grill e quadra de bocha.

 

Os cinco lagos presentes no local também terão diversos espaços contemplativos e de lazer: Lago do Barão com píer; Lago das tilápias, exclusivo para pesca; Lago do Sol com espaço para piquenique; além do Lago da Lua e o Lago da Mata.

 

Realização: Vaz Desenvolvimento Imobiliário
Estágio da obra: em construção
Localização: Rod. José Sette, Km 29, Barra de Mangaraí, em Santa Leopoldina
Informações: (27) 4042-0809.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.