Construção Civil no combate ao mosquito da dengue

Alex Pandini

Foto: reprodução Fiocruz.

 

A dengue, que se tornou endêmica no Brasil, passa neste verão por uma explosão de casos. A perspectiva para 2024 é que a doença continue avançando no Brasil, em específico em 11 estados, sendo que o Espírito Santo está incluído nessa lista. A previsão do Ministério da Saúde, de que haverá mais de 4 milhões de casos este ano, parece não só se confirmar como pode até ser superada. Nos primeiros 3 meses do ano, a estatística chegou à casa dos 2 milhões de casos, com mais de 600 mortes. Aqui no Espírito Santo, os dados mais recentes (21/03), registram 11 óbitos pela doença.

 

CAMPANHA SINDUSCON

Diante do aumento expressivo no número de casos de dengue no Espírito Santo e no país, o Sindicato da Indústria da Construção civil (Sinduscon-ES) inicia uma campanha de conscientização dos trabalhadores, com ênfase nos canteiros de obras.

 

 

Para tanto, está enviando às empresas associadas materiais informativos para serem distribuídos nos canteiros para mobilização. O objetivo é alertar os trabalhadores para a necessidade da vigilância constante que se deve ter com materiais que podem acumular água e servir de criadouros para o mosquito.

 

 

Além de representar um risco para toda a comunidade do entorno da obra, a dengue pode afastar o trabalhador de suas atividades. O Sinduscon-ES propõe que toda segunda-feira seja o Dia D de combate ao mosquito, com uma varredura de 15 minutos pelo canteiro, buscando eliminar os possíveis perigos.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.