Flores na decoração: desidratadas ou naturais?
As flores na decoração são elementos importantes em qualquer ambiente. Pois ajudam a trazer vida, cor e alegria ao espaço. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual tipo de flor utilizar na decoração: desidratadas ou naturais?
Orquídeas, lírios, cravos, margaridas, callas… Roxas, vermelhas, amarelas, rosas, brancas. As flores abusam das cores e dos formatos.
Sócias-proprietárias da Floricultura Lirio dos Vales, a empresária Claurenice Ferraz de Marsália e as filhas Iara e Iris são especialistas no assunto. “Tanto as naturais quanto as desidratadas produzem resultados lindíssimos na decoração. É mais uma questão de estilo mesmo”, explica Claurenice.
Flores naturais
As plantas naturais são uma opção clássica e elegante. Pois oferecem uma beleza única e um aroma agradável. “Elas são ideais para ambientes com boa iluminação e ventilação, pois precisam de água e luz para se manterem bonitas.
Na avaliação da florista Iara, as naturais são uma opção mais sofisticada e luxuosa na decoração.
“Elas podem ser utilizadas em arranjos, vasos ou como parte da decoração de mesa em eventos especiais”, destaca. E complementa que as flores naturais são uma forma de ficarmos mais perto da natureza.
Mas, há quem defenda que as flores desidratadas proporcionam mais sofisticação ao ambiente e duram muito mais tempo que as flores naturais.
Além da beleza, elas atuam de forma positiva na saúde física e mental. Ambas são essenciais para ter uma qualidade de vida plena.
Cintia Cardoso, 35 anos, hoje atua como artesã, confeccionando semi-joias. Mas, aos 21 anos, passou sete meses ajudando uma aposentada que não abria mão de ter flores espalhadas pela casa. “Toda sexta-feira dona Marita encomendava diversos arranjos naturais na floricultura. Eu que ia buscar. E o astral da casa ficava muito melhor”, garante Cintia.
Flores desidratadas
As desidratadas são uma opção interessante para quem busca durabilidade e praticidade na decoração. “Isso porque elas são flores naturais que passaram por um processo de desidratação, o que garante que elas durem por muito tempo sem precisar de cuidados especiais.”, explica Iara.
As flores desidratadas são ideais para ambientes com pouca iluminação ou com ar-condicionado, pois não precisam de água ou luz para se manterem bonitas. Além disso, são uma opção mais sustentável e econômica, pois não precisam ser substituídas com frequência.
A administradora de empresas Márcia Mendonça é apaixonada pelos arranjos desidratados. “Eles tornam o ambiente muito luxuoso”, diz.
Qual escolher?
A empresária Claudenice reafirma que a escolha entre flores desidratadas ou naturais depende das necessidades e preferências de cada pessoa.
“As flores desidratadas são ideais para quem busca praticidade e durabilidade na decoração, enquanto as flores naturais são ideais para quem busca uma opção mais clássica e elegante.”, resume.
É importante lembrar que as flores naturais exigem cuidados especiais, como rega e poda, e precisam ser substituídas com frequência, o que pode ser mais trabalhoso e caro.
Tem muitas opções de cores e formatos para compor os arranjos. Confira algumas delas em nossa galeria de fotos
2 dicas infalíveis
Se voce decidir fazer seu próprio arranjo, tenha atenção em dois pontos: a harmonização das plantas e a escolha do vaso.
Utilize sempre o círculo cromático para entender como combinar as cores das flores. Você pode escolher 3 esquemas:
- Monocromático: uma única cor, variando tonalidades
- Análogo: utilize cores “vizinhas” no círcuclo
- Complementar: utilize cores opostas no círculo cromático. A marca é o contraste. Mas, não esqueça: claro com claro; escuro com escuro
E escolher o vaso adequado influencia diretamente no resultado final. Então lembre-se:
- Vasos altos acinturados ou bojudos: plantas com caule longo;
- Vasos baixos e largos: plantas volumosas com caule curto;
- Vasos com alça, bico tipo bule, ou com tampa: flores solitárias.
Confira nossa galeria de fotos
Leia também:
Um toque de Urban Jungle na sua decoração
Por Letícia Vieira e Luciene Araujo