Obra de arquitetura no Shopping Vitória conquista 3º lugar de Projeto do Ano
O Shopping Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, acaba de ganhar o prêmio Melhores do Ano – edição 2023, promovido pelo Project Management Institute (PMI-ES), na categoria Projeto do Ano. O empreendimento conquistou o terceiro lugar com a inscrição do projeto Fachada Rentável, que compreende as obras de intervenção externa para a instalação do restaurante Camarada Camarão.
O Instituto de Gerenciamento de Projetos do Espírito Santo reconhece as boas práticas em gerenciamento de projetos e certificações no estado. A premiação do Shopping Vitória se deve às práticas inovadoras que promoveram importantes mudanças estruturais, paisagísticas e a revitalização da fachada do empreendimento.
BENEFÍCIOS
Entre os benefícios ocasionados pelas intervenções estão de eficiência energética e arquitetônica, sustentabilidade, conforto, acessibilidade, integração com a comunidade, modernização, expansão do mix, geração de empregos, aumento do fluxo de pessoas e redução do custo de energia do empreendimento. As obras foram executadas em 19 meses e somaram investimentos da ordem de R$ 4,6 milhões.
Além do ganho estético e sinestésico, a fachada se tornou rentável. A abertura trouxe a oportunidade de incluir operações com maior faturamento e deu espaço para o restaurante Camarada Camarão, inédito no Estado e inaugurado em dezembro de
2022, que trouxe um acréscimo de público mensal de 12 mil pessoas.
O valor do metro quadrado de Área Bruta Locável (ABL) triplicou. As instalações do restaurante correspondem à segunda maior em área útil da rede no Brasil. A primeira unidade no ES tem capacidade para receber 400 clientes, ocupando uma área de 1,6 mil m², com espaço infantil, adega e uma vista para a principal avenida de acesso ao shopping.
NÍVEL NACIONAL
Para o diretor geral do Shopping Vitória, Raphael Brotto, “o prêmio simboliza o alto nível da obra executada no empreendimento. Estamos concorrendo, agora, ao título nacional, com grandes empresas dos mais variados segmentos da economia. Desenvolvemos um projeto inovador por diversos aspectos, desde a sustentabilidade, rentabilidade a arquitetura, paisagismo e uso inteligente do espaço para atrair uma
operação relevante, em sintonia com a demanda do nosso público”.
Já Cícero Nobre, gerente de Operações do Shopping Vitória, destaca que “a conquista deste prêmio é motivo de orgulho para toda equipe do empreendimento, sobretudo, os profissionais que estiveram na linha de frente de execução. Foi um trabalho árduo, executado em 19 meses, e que trouxe ganhos significativos para edificação, com melhor desempenho estético, econômico, sustentável, aproximando ainda mais as
pessoas do shopping, com mais acessibilidade e um restaurante de alto nível”.
POR DENTRO DA OBRA
Uma grande movimentação estrutural foi necessária para que o novo conceito fosse implementado, a partir da extinção de duas salas de cinema e a retirada de um tanque de água. Com tecnologia e inovação, o tanque de água instalado na fachada do mall foi substituído por um moderno sistema automatizado de refrigeração. Em um ano, a troca do equipamento trouxe uma redução no consumo de energia de
32,7%, o que equivale a 1,3 milhões de kWh. Uma economia de R$ 513.926,14.
Todo o espaço foi aproveitado para posicionar o Shopping Vitória como um empreendimento que está sempre em movimento, se reinventando, trazendo novidades e cada vez mais aberto para a cidade. O projeto permitiu a abertura do mall para mais um ponto de interação com ambiente externo, com mix de compras, lazer, entretenimento e gastronomia.
O sucesso do projeto Fachada Rentável inspirou a criação de um novo processo de intervenção em fachada no Shopping Vitória. Já está a caminho uma nova operação, o minimercado Sabor da Terra, um mercado muito tradicional na cidade. A previsão de inauguração é no final de 2023, com entrada pelo mall e também pelo estacionamento. Com as obras, houve um acréscimo de 229,29m² de ABL.