Um toque de Urban Jungle na sua decoração
A presença da natureza continua forte! Tanto na escolha dos materiais, quanto na composição de plantas, mesmo em casa.
Esse toque natural tem o poder de deixar a casa com a “sua cara” e muito confortável para toda a família. O estilo é o Urban Jungle, que vem ganhando mais e mais admiradores.
“Em tempos de pandemia, aprendemos a nos reaproximar de nossas casas e isso nos trouxe olhares diferentes também para cada cantinho dela. Conforto, praticidade, e sensação de acolhimento, são algumas das sensações vivenciadas por quem tem plantas em casa, compondo a decoração”, destaca a arquiteta Rita Gumiero.
O que é urban jungle?
Na tradução livre, o termo “urban jungle” corresponde a “selva urbana”. Isso significa que terá bastante contato com a natureza.
Assim, além do verde como aspecto central, a ideia é criar ambientes com materiais naturais, especialmente madeira, palha e pedras.
“Plantas bem cuidadas trazem muitos benefícios não apenas para a casa, mas especialmente para os seus moradores. Além de estimular a criatividade e a memória visual, a jardinagem melhora a atividade motora e tem um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante”, enumera a arquiteta.
De onde vem essa tendência?
As cidades não param de crescer. As maiores e mais populosas já são verdadeiras “selvas de pedra”.
Isso faz com que o contato com a natureza fique muito difícil. E em meio a tanto cinza, é que cresce a busca pelo verde.
“O Urban Jungle é uma tendência relativamente moderna e que está se tornando uma febre entre os millennials (jovens adultos), hoje imersos em tecnologia. Eles buscam ambientes únicos, que garantam bem-estar, satisfação em estar no local”, finaliza a arquiteta.
A empresária do setor de reciclagem, Emanuelle Righetti é adepta ao estilo. “Plantas e materiais naturais têm uma energia diferenciada, exalam vida. Lá em casa temos tapetes de corda, muita madeira de demolição, prateleira com tijolinho feito de argila.” Ela acrescenta que os ambientes ficam, ao mesmo tempo, “rústicos, mais muito acolhedores”.
Confira 3 dicas para acertar na escolha das plantas:
1- Utilize espécies de acordo com as características do ambiente. Observe se o espaço escolhido possui ventilação e incidência solar
2- Dê preferência para espécies de sombra. Para o desenvolvimento dessas espécies. Só a abertura de cortinas e janelas já é o suficiente
3- Aposte na diferença de alturas. A diferença de tamanhos e alturas de vasos cria uma composição única.
Por Leticia Vieira e Luciene Araujo