Estudo da People At Work 2023: A Global Workforce View, realizado pelo ADP Research Institute, instituição especializada no mercado de trabalho e pesquisas sobre performance de colaboradores, revela que no Brasil o estresse afeta a qualidade do trabalho de 67% dos empregados, e 31% percebem impacto em sua saúde mental. Em âmbito global, 65% das pessoas consideram que o principal fator negativo no trabalho é o estresse.
Não é preciso ser um especialista para afirmar que, diante de uma rotina cada vez mais frenética, os momentos de lazer em casa devem ser recompensadores. De olho nessa tendência, o mercado imobiliário busca entender as necessidades do consumidor e adaptar os espaços onde as pessoas vivem, para que, se não puderem evitar a rotina estressante, possam ter estrutura para relaxar e recarregar suas baterias.
Saunas secas, SPA, prática de exercícios, academias completas, espaços gourmet e outros equipamentos de lazer e cuidados com a saúde, são fundamentais na hora de escolher um imóvel para morar. De acordo com a Worth Global Style Network (WGSN), a tendência para 2025 é que o autocuidado atinja um novo patamar, chamado “preguiça terapêutica”. O conceito se baseia em um refúgio sem culpa, geralmente na própria cama, permitindo períodos intencionalmente improdutivos e relaxantes.
A tendência de oferecer um condomínio repleto de serviços, facilidades e atrativos para os moradores é corroborada pelo estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) que revela que 62% dos interessados em adquirir imóveis de alto padrão revelam que áreas de lazer são um dos principais diferenciais na escolha do novo lar.
Outra pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WWF em 2022, apontou que 91% dos brasileiros estão focados em preservar e/ou melhorar sua saúde e bem-estar. A tendência realtor wellness alia praticidade, serviços, conveniências e soluções inteligentes para aprimorar a qualidade de vida dos moradores.
Com alto potencial de valorização, esses projetos residenciais incorporam conforto, qualidade de vida, segurança e bem-estar. A gerente de produto da GT Building, incorporadora sediada em Curitiba (PR), Renata Lafraia, relata que condomínios de alto padrão oferecem oportunidades para quem deseja aproveitar os benefícios do autocuidado sem sair de casa, unindo a preguiça terapêutica a espaços como saunas e SPAs. “No empreendimento Lange, os condôminos contam com o ‘Espaço Beauty’, um salão privativo que pode ser reservado para atender cabeleireiros, maquiadores ou para se preparar em um ambiente exclusivo, elegante e confortável, sem precisar se deslocar”, afirma.