Feicon acontece no pavilhão do São Paulo Expo, entre 8 e 11 de abril. Foto divulgação.
Feicon acontece no pavilhão do São Paulo Expo, entre 8 e 11 de abril. Foto divulgação.

De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), a construção civil representa hoje 6,4% do PIB brasileiro. Uma extensa cadeia produtiva que movimentou R$ 604,5 bilhões em 2023. Tão importante quanto isso, é que o setor é responsável por quase 30% de todos os empregos formais gerados no Brasil. São mais de 12,4 milhões de pessoas empregadas direta e indiretamente no país.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projetou crescimento de 4,1% para o setor da construção civil em 2024. Esse desempenho deve ter refletido no aumento da produção de insumos, do comércio varejista de materiais e do mercado imobiliário. De janeiro a outubro de 2024, a produção de insumos para a construção civil cresceu 5,3%. O comércio varejista de materiais aumentou 5%. O mercado imobiliário teve bons resultados, com lançamentos e vendas de unidades crescendo 17% e 20%, respectivamente. Entre janeiro e julho de 2024, foram criadas 200.182 novas vagas com carteira assinada.

Abertura da Feicon teve a presença do presidente Lula. Foto divulgação.

Feira

Entre os dias 8 e 11 de abril, aconteceu em São Paulo a principal feira da Construção Civil brasileira, a Feicon, que dita tendências, apresenta tecnologias e lançamentos e oferece atualizações importantes para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado, Foram mais de mil marcas expositoras, com visitantes e potenciais compradores de 70 países. A abertura contou com a presença do presidente Lula.

Aristóteles Passos, representante do Sinduscon/ES na Findes, Renato Correia, presidente da CBIC, e Douglas Vaz, que preside o Sinduscon/ES e a Vaz Desenvolvimento Imobiliário. Foto divulgação.

Presença capixaba

Empresários capixabas que estiveram na maior feira do setor do Brasil e América Latina projetam manutenção do crescimento da construção civil no Espírito Santo e no país, independentemente do cenário global adverso e da taxa de juros elevada no país.

A equipe técnica da Vaz Desenvolvimento Imobiliário, empresa capixaba que atem atuação no Sudeste e Norte do país, participou do evento, no pavilhão do São Paulo Expo. Na ocasião, os diretores também fizeram parte do Bairros Summit, uma imersão com os principais empreendedores, gestores e desenvolvedores de bairros planejados do Brasil.

O presidente da empresa, Douglas Vaz, que também preside o Sinduscon/ES, considerou a participação nos dois eventos uma experiência entre os profissionais que hoje estão moldando o futuro do setor. “Sabemos que a construção civil possui um mercado com um potencial imenso e, ao mesmo tempo, desafios que exigem visão e inovação”, analisou.

Alex Pandini

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.