Foto divulgação Lyx Engenharia.
Foto divulgação Lyx Engenharia.

A busca pela casa própria está começando cada vez mais cedo entre os jovens brasileiros. Entre 2021 e 2024, 51% das contratações do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi realizada por jovens com idades entre 18 e 30 anos, de acordo com dados da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. Ao todo, foram 782 mil contratos e um investimento de R$ 123 bilhões.

Segundo Paulo Antonio Kucher, vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos, a tendência é positiva e demonstra amadurecimento no que diz respeito à educação financeira. “Os jovens estão mais atentos à necessidade de construir um patrimônio e enxergam na compra do primeiro imóvel uma oportunidade de investimento seguro e de valorização a longo prazo”, afirma o executivo.

Foto divulgação Lyx Engenharia.

Além disso, um levantamento da Brain Inteligência Estratégica, realizado no segundo trimestre de 2024, revelou que 52% dos entrevistados da Geração Z – pessoas entre 21 e 27 anos – manifestaram intenção de adquirir um imóvel nos próximos meses. “Esse dado reforça a tendência de que jovens adultos estão priorizando a compra de imóveis como forma de alcançar independência e segurança financeira”, analisa Kucher.

VANTAGENS

Paulo Kucher lembra que, além de garantir um lugar para chamar de seu, os compradores dessa faixa etária conseguem aproveitar prazos de financiamento mais longos, com parcelas mais acessíveis. Outro ponto positivo é a oportunidade de planejar com calma os ajustes e personalizações no novo lar, adequando-o ao estilo de vida e às necessidades individuais.

Kucher também ressalta que, ao começar cedo, é possível construir um histórico de crédito positivo e até mesmo se preparar para novos investimentos futuros. “Quanto mais cedo você inicia esse processo, maior é a sua capacidade de alavancar novos projetos no futuro, seja para ampliação de patrimônio ou até mesmo para diversificação de investimentos”, completa.

Alex Pandini
Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional, é repórter e apresentador da TV Vitória e assina o conteúdo do Constrói ES.