
Com desafio de tornar o setor mais tecnológico e conectado com os jovens, tomou posse na manhã desta quarta-feira (02/04) a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon/ES) para a gestão 2025/2028.
A diretoria foi eleita no dia 13 de março em um pleito marcado pelo consenso, com chapa única e manutenção dos atuais presidente, Douglas Vaz, vice-presidente, Leandro Lorenzon, e diretor administrativo financeiro, Rodrigo Scardua Gimenez.
Ao todo, são 11 diretores efetivos e seis suplentes; outros seis membros do conselho, sendo três efetivos e três suplentes; e quatro representantes no conselho da Findes, dois efetivos e dois suplentes. Neste último, Vaz e Gimenes figuram na efetividade, com Aristóteles Passos e Leandro Lorenzon na suplência.
Presenças
A cerimônia de posse, no auditório do hotel Sheraton, na Praia do Canto, em Vitória, contou com as presenças do governador e do vice-governador do estado, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço, do presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner, do secretário de Meio Ambiente do estado, Felipe Rigoni, da vice-prefeita de Vitória, Cristina Samorini, do presidente da Findes, Paulo Baraona, do diretor presidente da Ademi/ES, Eduardo Fontes, do presidente da Fecomércio, Idalberto Moro, do diretor do IJSN, Pablo Lira, entre outras autoridades da Assembleia Legislativa e prefeituras de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Domingos Martins, ligadas aos setores de obras, desenvolvimento urbano e meio ambiente, bem como representantes das 14 câmaras setoriais que formam o ecossistema da Construção Civil, e ainda, da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC).
Desafio para o futuro
No discurso de posse, Douglas Vaz lembrou das ações realizadas pela atual gestão, como a realização da primeira edição da feira ES Construção Brasil e a missão empresarial à Ásia, e ressaltou que o diálogo com as câmaras setoriais, a articulação com o Poder Público e o avanço na modernização dos processos produtivos, com responsabilidade social e ambiental, são prioridades dentro do Sinduscon.
Para o futuro, Vaz acredita que o principal desafio é adequar o setor da Construção Civil às demandas das novas gerações, o que exige processo construtivo cada vez mais tecnológico e uma comunicação eficaz com esse público.
Ele também destacou a necessidade de aproveitar o bom ambiente existente no Espírito Santo, na comparação com outros estados da federação, para que não se perca a oportunidade de dar o salto necessário para a evolução das empresas do setor. “A visita à Ásia mostrou o quanto é necessário avançar em nossos processos produtivos, é importante aproveitar o fato do Espírito Santo ser um estado com gestão equilibrada, esse cenário não pode ser desperdiçado pelas empresas locais”. Sob pena, na visão de Douglas Vaz, de perder espaço para a concorrência de grandes empresas que operam em nível nacional e internacional.
Feira e missão internacional
A feira ES Construção Brasil, que teve sua 1° edição em 2024, foi uma das iniciativas desenvolvidas pela gestão de Douglas Vaz. Reuniu 173 expositores e movimentou R$ 500 milhões em negócios, com registro de mais de 15 mil visitantes. Para 2025, a estimativa é de que 200 expositores participem.
Outra ação foi a missão empresarial que levou 23 empresários capixabas a Dubai, para conhecer o projetos de interligação de porto e ferrovia.
A Etihad Rail, rede ferroviária que conecta os Emirados Árabes Unidos, está em construção entre Abu Dhabi e Dubai, com um trem com velocidade de até 350 km/h. Já o Porto Khalifa é referência como terminal de contêineres, sede de três das cinco maiores empresas de transporte marítimo do mundo.
Na China, o grupo participou da CBD-IBCTF, feira de construção civil considerada a maior do mundo em representatividade e fechamento de negócios. Realizada no Shanghai Hongqiao National Exhibition and Convention Center, a feira reuniu mais de 600 expositores, apresentando as mais avançadas tecnologias e tendências do setor.