Foto: Embraconi divulgação.
Foto: Embraconi divulgação.

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Espírito Santo apresentou variação de 0,13% no primeiro mês de 2025. O metro quadrado do CUB médio passou para R$ 2.595,28. A variação acumulada no ano, por conseguinte, també é de 0,13%. Os dados foram divulgados na última terça-feira pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon/ES).

O que é o CUB

O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor, que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado a partir das informações recebidas pelo Sinduscon repassadas pelas construtoras que atuam no estado.

Divulgação BRZ Empreendimentos.

Altas e variações

Na cesta de materiais que fazem parte do índice, os que mais subiram no mês de janeiro foram tubo de ferro galvanizado (5,69%), placa de gesso (2,54%) e esquadria de correr (1,30%).

A variação do CUB desonerado em janeiro foi de 0,14%, e o valor do custo médio é de R$ 2.478,07. A variação anual é de 0,14%.

Alex Pandini
Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional, é repórter e apresentador da TV Vitória e assina o conteúdo do Constrói ES.