Economia

Construtora comemora 35 anos com mais de 15,5 mil unidades entregues

A Lorenge já entregou 15,5 mil unidades imobiliárias, cumula R$ 1,1 bilhão em landbank e aumenta vendas em 30%.

Apesar do momento econômico, a Lorenge, 32ª construtora do país, comemora 35 anos no mercado com um volume de vendas em 2015 superior ao do ano passado. Em julho, a empresa bateu a marca de R$ 29 milhões em negócios, 30% maior que a média de 2014, que foi de R$ 18 milhões.

Ao longo da sua história, a Lorenge entregou 15,5 mil unidades aos seus clientes e acumulou um patrimônio de R$ 1,1 bilhão em land bank. “Temos consciência da nossa responsabilidade com nossos parceiros, colaboradores e clientes. Por isso, construímos o presente, sempre lembrando nossas raízes e de olho no futuro”, comemora José Elcio Lorenzon, presidente da empresa.

Lorenzon afirma que os resultados se devem à expertise adquirida em todos esses anos. “Conservamos os mesmos valores e princípios que nos posicionaram quando iniciamos o nosso trabalho no Espírito Santo. Nossa trajetória e experiência nos prepararam para as turbulências econômicas e permitiram que chegássemos em 2015 como uma empresa rentável, sustentável e líder no segmento de construção civil no Estado”, comentou.

A construtora conta atualmente com 14 empreendimentos em construção. Nove deles foram lançados entre 2014 e 2015, com Volume Geral de Vendas (VGV) de R$ 377 milhões. Nove projetos novos já estão aprovados, sendo que apenas quatro deles têm previsão de movimentar mais de R$ 900 milhões.

Lorenge: 35 anos

A história da empresa começa em 1980, quando foi criada a Lorenge Construtora e Incorporadora Ltda. Genuinamente familiar, a Lorenge teve como primeira sede a casa do patriarca Sr.Vicente Lorenzon, no bairro Maruípe, em Vitória. A primeira obra construída pela empresa foi uma casa em Jardim Camburi, no ano de 1981.

Logo em seus primeiros anos, a Lorenge se desenvolveu e, em 1983, construiu seu primeiro prédio de salas para escritórios, em Maruípe, onde também instalou a sua sede. A necessidade de proporcionar melhores condições para nossos clientes falou mais alto e, em 1992, construímos nosso espaço comercial na Rua João da Cruz (Praia do Canto), ali permanecendo por 21 anos. O crescimento da empresa a cada ano exigia espaços maiores.

As conquistas se acumularam com a criação da Fábrica de Componentes básicos para a construção civil (1989); o primeiro prédio com mais de 20 apartamentos (1990), o primeiro prédio vertical – 20 lajes (1992); a 3ª sede própria na Praia do Canto (1992); a primeira réplica de apartamento decorado (1995); a certificação internacional ISO 9000 (1999); e,  o início dos empreendimentos comerciais inteligentes na Enseada do Suá.

No ano de 2008, os sócios deram o primeiro passo para implantar o novo modelo de Governança Coorporativa, resultando na formação da Lorenge S.A. Participações, holding patrimonial do Grupo Lorenge. É ela que administra as sociedades de propósitos específicos e controla as operações relacionadas à incorporação, comercialização e construção de imóveis residenciais e comerciais dirigidos às classes A, B e C, visando sempre atender as melhores práticas de governança exigidas pelo mercado. Com a implantação desse modelo de governança, a empresa passou a adotar procedimentos recomendados pelas boas práticas de governança e enquadrou seus controles contábeis dentro das normas internacionais. Os números da empresa tornaram-se ferramentas de informação para tomadas de decisão. Pelo sétimo ano, a big four mundial Deloitte audita os números da empresa tornando-os críveis para todos os agentes financeiros com os quais a empresa mantém relacionamentos. Os investimentos nas áreas de gestão de pessoas, o plano de cargos e salários e carreira acompanham o crescimento da empresa e são peças fundamentais para atração e retenção de talentos.  O planejamento estratégico plurianual tornou-se um exercício baseado em informações de mercado e foco nas atividades dominadas pela empesa.

Em 2010, a Lorenge iniciou projetos para a construção de shopping centers nos Municípios de Serra e de Linhares, no norte do Estado. Por decisão estratégica, a empresa se mantém como investidora, em parceria com grupos especializados na operação e administração de shopping centers. 

Os investimentos em treinamento/gestão e processos  operacionais consistentes encorajam a Lorenge para prospectar novos mercados e multiplicar seus resultados. Daí sua presença nas cidades de  Aracruz, Linhares, Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro e Guarapari, no Espírito Santo; e Campos, no Rio de Janeiro.

A Lorenge é a 14ª indústria do Espírito Santo e pioneira na implantação de novas tecnologias e na utilização de práticas sustentáveis nos imóveis, a começar pela própria sede, na Enseada do Suá, que é o primeiro empreendimento do Espírito Santo certificado pelo selo internacional LEED® GOLD – Leadership in Energy and Environmental Design, criado pelo U.S. Green Building Council. Outra conquista importante foi a certificação Processo AQUA (Alta qualidade Ambiental) para o empreendimento Facilità Pelinca, em Campos dos Goytacazes/RJ. Esta certificação é concedida pela francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale) e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.

O modelo de organização da Lorenge inclui um Conselho de Administração independente e uma Diretoria Executiva composta por profissionais de mercado, além de um Comitê de Auditoria e Risco, que contrata auditores independentes reconhecidos internacionalmente , como a Delloite. A auditoria internacional permite que a empresa apresente informações transparentes e consistentes e, com isso, se relacione com os principais bancos alavancadores dos negócios.   

Uma nova Lorenge criando o seu mundo

Em 2014, a Lorenge passou por uma importante transformação. Com a consultoria de profissionais de renome internacional, como Luiz Grottera – especialista em branding, CEO e sócio no Brasil da empresa portuguesa Brandia – a construtora reviu toda a sua forma de se relacionar com seus públicos e criou novos e diferenciados modelos de atender e se relacionar com eles.

A mudança operada na empresa foi radical e determinou uma nova forma da Lorenge se apresentar aos seus públicos. O primeiro passo dado neste sentido foi buscar a verdade na história da construtora. Uma pesquisa recheada de emoção que, em essência, detectou a atenção e a dedicação com que a empresa se entregou em cada um dos projetos que lançou. Mais do que construções, a Lorenge sempre soube que está contribuindo para criar mundos para seus clientes. Mundos que são espaços mágicos onde nos sentimos bem. Espaços que podem ser nossas casas, nossas empresas, nossos jardins e áreas de lazer.

E tudo isso se traduziu na sua nova identidade visual. Com ela, clientes, parceiros, colaboradores, fornecedores, entre outros, foram impactados com a sua nova marca, sua nova identidade. As cores, cinza e vermelho, representam a nova fase da empresa, uma Lorenge comprometida em atender os anseios e desejos de seus clientes.

Curiosidades

1ª sede: Maruípe – casa do Sr.Vicente Lorenzon

1ª casa construída – Jardim Camburi – 1981

1º prédio: Jardim da Penha – 1983

1º loft do Espírito Santo – 2002

Lorenge S.A. – Criação da “Lorenge S.A. Participações” – 2008

Expansão para interior do ES – 2011

1º empreendimento do ES com Certificação Ambiental Leed – 2013

1º terreno adquirido fora do ES – 2013

Lançamento do 1º hotel – 2011

Shopping Centers – 2011 (Serra e Linhares)

Implementação do Rebranding – 2014