Economia

Consumidor vai poder limpar o nome em mutirão de renegociação de dívidas

Iniciativa começa na próxima segunda-feira (24) e tem como objetivo prestar auxílio a endividados na regularização financeira

Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira (24), consumidores com dívidas pendentes junto a bancos, estabelecimentos comerciais, empresas de telecomunicação, serviços de água e energia elétrica, entre outros setores, terão a oportunidade de negociar pagamentos. 

O mutirão Renegocia foi criado com o intuito de prestar auxílio aos endividados na regularização das condições financeiras e na busca por soluções para quitar dívidas e limpar o nome.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculado ao Ministério da Justiça, o mutirão não estabelece limites nos valores das dívidas e da renda para participantes. 

Como participar?

Para participar, os interessados podem agendar o atendimento e comparecer à sede do Procon Estadual, no Centro de Vitória, ou na unidade do Procon localizada no Faça Fácil Cariacica, entre os dias 24 de julho e 11 de agosto. 

É importante destacar que o consumidor registrado deve ser o titular da dívida e apresentar, no momento do atendimento, documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e documentos relacionados à dívida como contrato, fatura, boleto, entre outros.

Os atendimentos presenciais na sede devem ser agendados, por meio do site agenda.es.gov.br, onde há uma identificação específica para os atendimentos do mutirão Renegocia. 

Caso o consumidor queira ser atendido no Faça Fácil Cariacica, deverá agendar o seu atendimento no site facafacil.es.gov.br.

Atendimento virtual

Para participantes que não queiram ou estejam impossibilitados de se deslocarem até a sede do Procon, também poderão participar do mutirão Renegocia, por meio da plataforma consumidor.gov.br

Como negociar no site:

– Para fazer a negociação pelo portal consumidor.gov.br, o consumidor deverá acessar o site usando a conta gov.br prata ou ouro;

 – Após este passo, deve-se selecionar o credor para formalizar o pedido;

– Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”;

– No campo “Descrição da Reclamação”, informe que deseja participar da ação de renegociação de débitos;

– O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor.

Observação: Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

Para Letícia Coelho Nogueira, diretora-presidente do Procon-ES, a expectativa é de que mais de 500 atendimentos sejam realizados nos dias do mutirão.

“O mutirão Renegocia é uma ação complementar ao Programa Desenrola, e é uma excelente oportunidade para que os consumidores negociem as suas dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento e possíveis descontos”, destacou.

Ainda segundo a diretora-presidente, é preciso estar atento à proposta de negociação da empresa. 

“O consumidor deve observar se a proposta de negociação atende às suas necessidades e se poderá arcar com o compromisso. Dívidas assumidas decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada poderão ser negociadas. Não será possível negociar no mutirão as dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural”, disse.