Segundo um balanço parcial das negociações efetuadas no primeiro dia do 2º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon-ES, iniciado nesta segunda-feira (19), as dívidas negociadas por consumidores inadimplentes alcançaram o valor de R$ 1,2 milhão. Com desconto total de 71,5%, serão pagos R$ 341.035,66. Algumas negociações resultaram em descontos de 99% do valor original da dívida.
Participam da ação o Banestes, o Banco do Brasil, o Banco Pan, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaú, a Dacasa, a Avista, a Losango, a Cesan, a Escelsa e a Oi. A CDL Vitória está presente no mutirão, informando sobre a restrição no cadastro de inadimplentes SPC e a Defensoria Pública do Estado prestando atendimento ao consumidor que não tiver o problema solucionado e que precisar ingressar com ação revisional de contrato.
O mutirão acontecerá até sexta-feira (23), das 9 às 17 horas, no Ginásio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), localizado na Rua Coronel Schwab Filho, s/nº, Bento Ferreira, Vitória.
Para ser atendido, o consumidor deve possuir uma dívida de pelo menos 60 dias de atraso com alguma das empresas participantes e deverá comparecer ao local do evento, portando os seus documentos pessoais (CPF e Carteira de Identidade), comprovante de residência e de renda. O consumidor não poderá esquecer nenhum deles, pois só será atendido mediante apresentação dos documentos solicitados.
Durante o primeiro mutirão, realizado no mês de agosto, 2.474 consumidores foram atendidos por instituições bancárias, financeiras e empresas de energia elétrica, água e telefone, superando positivamente as estimativas. “A procura foi muito grande, por esse motivo ampliamos a capacidade de atendimento para essa segunda edição. Vamos contar com a parceria do Procon Municipal de Cariacica e mais uma vez com a Defensoria Pública do Estado”, ressalta.