A Caixa Econômica informou que centenas de milhares de contas digitais que são movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, utilizado por pessoas que tem direito ao auxílio emergencial, foram bloqueadas por suspeita de fraude.
Segundo o banco, as contas podem ter sido bloqueadas ou suspensas. Veja o que fazer em cada caso:
SUSPENSÃO DO ACESSO
Essa suspensão é um bloqueio preventivo e acontece quando há uma inconsistência no cadastro. Para reverter esse bloqueio, é preciso enviar documentos que comprovem que o cadastro está correto.
Se você acessou o aplicativo mas a conta está suspensa por falta de documentação, acesse a função LIBERAR ACESSO dentro do aplicativo CaixaTem.
Mensagem que aparece para quem está com a conta suspensa:
Neste caso, não é preciso ir à agência para regularizar seu acesso. Os documentos podem ser enviados pelo aplicativo.
Mas cuidado: somente o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem é confiável para o envio de documentos pessoais. Não confie em links divulgados na Internet.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, após o envio dos documentos, o desbloqueio das funções do Caixa Tem será feito em até 24 horas. Caso não ocorra o desbloqueio nesse prazo, então procure uma agência.
BLOQUEIO DE ACESSO
Se recebeu uma mensagem para regularizar o seu acesso, vá pessoalmente a uma agência com um documento de identidade com foto seguindo o calendário abaixo. Esse calendário foi feito para evitar aglomerações.
Quem nasceu em Janeiro / Fevereiro / Março – até 24/07/2020
Quem nasceu em Abril / Maio – 27 a 31/07/2020
Quem nasceu em Junho / Julho – 03 a 07/08/2020
Quem nasceu em Agosto / Setembro / Outubro – 10 a 14/08/2020
Quem nasceu em Novembro / Dezembro – 17 a 21/08/2020
Esta é a mensagem que aparece para quem está com a conta bloqueada:
A assessoria de imprensa da Caixa informa o calendário é feito para tentar evitar aglomerações, mas aqueles que não puderam comparecer no prazo determinado podem procurar o banco para solucionar o problema.
* Com informações do R7.com