Economia

Cooperativas criam um dos maiores complexos de energia verde do ES

O complexo ficará numa área de mais de 5 mil metros quadrados, com capacidade máxima de geração de 750 kWp, sendo capaz de abastecer 300 residências

Foto: Divulgação/Cooabriel

Complexo funcionará no telhado do armazém de café da Cooabriel

Cooperativas que atuam no Espírito Santo se uniram para lançar em conjunto o projeto de intercooperação para construção do complexo de usinas de geração de energia fotovoltaica de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo. O esforço é realizado pelo Sicoob ES, juntamente com a plataforma cooperativa Ciclos e a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel).

Para a instalação do complexo ficou definido que ele funcionará no telhado do armazém de café da Cooabriel, numa área de mais de 5 mil metros quadrados. De acordo com as cooperativas, ele será um dos maiores do Espírito Santo, com capacidade máxima de geração de 750 kWp, sendo capaz de abastecer 300 residências.

A novidade foi anunciada durante a Feira de Agronegócios da Cooabriel, no dia 28 de julho. O projeto é o primeiro de geração de energia distribuída entre cooperativas na área de concessão da Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM). 

Os créditos de toda a energia que for gerada pelo complexo serão creditados aos associados que fazem parte da iniciativa.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na avaliação de Cleto Venturim, presidente da Ciclos e do Sicoob Sul-Serrano, o investimento está alinhado com o compromisso do Sicoob por um consumo mais consciente dos recursos naturais. 

Foto: Divulgação / Sicoob ES

Cleto Venturim falou sobre o projeto

“Estamos empenhados em garantir cada vez mais que os associados das cooperativas tenham acesso a esse modelo de consumo, que representa inovação, sustentabilidade e muito mais economia. A partir dessa parceria, os nossos associados e os associados da Cooabriel estarão conectados com um futuro mais sustentável”, afirma o presidente.

Adoção de fontes renováveis de energia

Um ponto importante a ser destacado é que a adoção de energias limpas é uma tendência mundial que deve crescer ainda mais nos próximos anos devido à necessidade cada vez mais urgente do uso de fontes renováveis. 

>>Leia Também: Brasil é o 8º na lista dos países com maior potência instalada de energia solar

No Espírito Santo, o Sicoob ES destaca-se pela utilização de energia fotovoltaica produzida pela própria cooperativa para abastecer suas agências.

Gustavo Bernardes, executivo da Ciclos, destaca que o Sicoob ES e a plataforma cooperativa já contam com usinas e projetos de energia limpa em quatro municípios do Estado. 

“Estamos certos de que o cooperativismo é a força capaz de nos conectar a um futuro cada vez mais verde, contribuindo para o aumento da produção de energia limpa e renovável e para a preservação do meio ambiente”, relata Gustavo.

A plataforma cooperativa Ciclos nasceu em 2019, através de uma parceria com o Sicoob ES com o objetivo de inovar na oferta de produtos e serviços aos seus associados, trazendo serviços de telecomunicações e energia limpa. 

Um dos resultados positivos dessa parceria foi a instalação de um complexo composto por 10 centrais geradoras fotovoltaicas (UFV) no município de Conceição da Barra que atende às agências do Sicoob localizadas nas áreas de concessão da EDP.

Erika Santos, editora-executiva do Folha Vitória
Erika Santos Editora-executiva
Editora-executiva
Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.