Cooperativas que atuam no Espírito Santo se uniram para lançar em conjunto o projeto de intercooperação para construção do complexo de usinas de geração de energia fotovoltaica de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo. O esforço é realizado pelo Sicoob ES, juntamente com a plataforma cooperativa Ciclos e a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel).
Para a instalação do complexo ficou definido que ele funcionará no telhado do armazém de café da Cooabriel, numa área de mais de 5 mil metros quadrados. De acordo com as cooperativas, ele será um dos maiores do Espírito Santo, com capacidade máxima de geração de 750 kWp, sendo capaz de abastecer 300 residências.
A novidade foi anunciada durante a Feira de Agronegócios da Cooabriel, no dia 28 de julho. O projeto é o primeiro de geração de energia distribuída entre cooperativas na área de concessão da Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM).
Os créditos de toda a energia que for gerada pelo complexo serão creditados aos associados que fazem parte da iniciativa.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na avaliação de Cleto Venturim, presidente da Ciclos e do Sicoob Sul-Serrano, o investimento está alinhado com o compromisso do Sicoob por um consumo mais consciente dos recursos naturais.
“Estamos empenhados em garantir cada vez mais que os associados das cooperativas tenham acesso a esse modelo de consumo, que representa inovação, sustentabilidade e muito mais economia. A partir dessa parceria, os nossos associados e os associados da Cooabriel estarão conectados com um futuro mais sustentável”, afirma o presidente.
Adoção de fontes renováveis de energia
Um ponto importante a ser destacado é que a adoção de energias limpas é uma tendência mundial que deve crescer ainda mais nos próximos anos devido à necessidade cada vez mais urgente do uso de fontes renováveis.
>>Leia Também: Brasil é o 8º na lista dos países com maior potência instalada de energia solar
No Espírito Santo, o Sicoob ES destaca-se pela utilização de energia fotovoltaica produzida pela própria cooperativa para abastecer suas agências.
Gustavo Bernardes, executivo da Ciclos, destaca que o Sicoob ES e a plataforma cooperativa já contam com usinas e projetos de energia limpa em quatro municípios do Estado.
“Estamos certos de que o cooperativismo é a força capaz de nos conectar a um futuro cada vez mais verde, contribuindo para o aumento da produção de energia limpa e renovável e para a preservação do meio ambiente”, relata Gustavo.
A plataforma cooperativa Ciclos nasceu em 2019, através de uma parceria com o Sicoob ES com o objetivo de inovar na oferta de produtos e serviços aos seus associados, trazendo serviços de telecomunicações e energia limpa.
Um dos resultados positivos dessa parceria foi a instalação de um complexo composto por 10 centrais geradoras fotovoltaicas (UFV) no município de Conceição da Barra que atende às agências do Sicoob localizadas nas áreas de concessão da EDP.